(Corpo de Bombeiros / Divulgação)
Quatorze municípios mineiros estão em situação de emergência devido a estragos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Moradores das cidades sofreram com temporais, vendavais e granizos. O reconhecimento foi dado pelo Ministério da Integração Nacional. A medida visa acelerar as ações federais de resposta aos desastres, permitindo ampliar serviços de assistência e reconstrução das áreas atingidas. A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) foi publicada ontem no Diário Oficial da União.
Segundo o Ministério da Integração Nacional, já foi enviada uma equipe técnica para colaborar com as cidades de Ribeirão das Neves e Caeté, na Grande BH, que tiveram os serviços essenciais bastante afetados.
Na última segunda-feira, os ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, e das Cidades, Alexandre Baldy, além do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, sobrevoaram as áreas atingidas para verificar o impacto das chuvas nas cidades.
Previsão
Os municípios reconhecidos até o momento são Rio Casca, Santa Cruz do Escaldado, Santo Antônio do Grama, Lajinha, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Abre Campo, São José do Mantimento, São Pedro dos Ferros e Urucânia (Zona da Mata), Caeté, Pedro Leopoldo (Grande BH), Nova Serrana (Centro-Oeste).
A previsão é de mais chuva para os próximos dias. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec), devem ocorrer precipitações em praticamente todo o Estado. Nas regiões do Triângulo Mineiro, Central, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Sul de Minas, o céu fica parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas isoladas.
Desaparecidos
O Corpo de Bombeiros segue com as buscas por desaparecidos. São três pessoas sumidas só em Urucânia. Além deles, a corporação procura por um homem em Vespasiano, na região metropolitana.
Leia mais: