A Liga dos Campeões 2016/17 começa nesta terça-feira (13) com oito jogos, todos marcados para as 15h45 (horário de Brasília). A primeira rodada terá como destaques o duelo entre Paris Saint-Germain e Arsenal, duas equipes que almejam ir longe na competição, além da estreia do sempre favorito Barcelona (veja a tabela abaixo).
Grupo A: Confronto direto
No papel, o duelo entre PSG e Arsenal é o destaque da rodada, pois tratam-se de duas equipes acostumadas a jogar bem e passar com tranquilidade ao mata-mata da Champions. Mas o time francês inicia uma nova era sem o craque Zlatan Ibrahimovic e agora sob o comando de Unai Emery, substituto do ex-técnico Laurent Blanc. A equipe não começou com o pé direito, com uma derrota e um empate nas duas primeiras partidas pelo campeonato nacional.
No Arsenal, o francês Arsène Wenger inicia a 20ª temporada consecutiva como técnico da equipe, com o objetivo de, enfim, se tornar campeão europeu. No outro duelo da Chave A, o Basel tentará impor sua teórica superioridade sobre o Ludogorets, equipe mais fraca do grupo.
Grupo B: Napoli, o favorito
Longe de ser uma das chaves mais vistosas da competição, o Grupo B tem como grande favorito o Napoli. Apesar da traumática saída do argentino Gonzalo Higuaín para a Juventus, a equipe do sul da Itália começou bem a temporada. Na última partida na Serie A, venceu por 3 a 0 o Palermo com dois gols do espanhol José Callejón.
Os napolitanos deverão confirmar seu potencial ofensivo contra o Dínamo de Kiev. O grande adversário do clube italiano pela liderança do grupo deverá ser o Benfica, que estreia em casa contra o Besiktas.
Leia mais:
Com poucos adversários de tradição, espanhóis tentam ampliar domínio na Liga dos Campeões
Grupo C: Trio MSN de volta ao Barcelona
Surpreendido no último fim de semana no Camp Nou pelo Alavés (2 a 1), em partida na qual mostrou grande lacunas defensivas sem Gerard Piqué em campo, o Barcelona tentará reencontrar o caminho das vitórias contra o Celtic, um clássico que volta a ser disputado no maior dos palcos europeus.
O gigante escocês chega eufórico à partida contra o Barça, depois de golear por 5 a 1 o arquirrival Rangers, no fim de semana. O Barcelona deverá colocar em campo pela primeira vez juntos como titulares nesta temporada o trio MSN - Messi, Suárez e Neymar -, o que claramente faz do time catalão o enorme favorito à vitória.
O outro favorito à classificação pelo Grupo C é o Manchester City, comandado nesta temporada pelo ex-técnico do Barcelona Pep Guardiola, que iniciará a campanha europeia diante do Borussia Mönchengladbach em casa, no Etihad Stadium.
Grupo D: Bayern e Atlético, hierarquia a respeitar
Enquanto esperam para reeditar a espetacular semifinal da Liga dos Campeões do ano passado, Bayern de Munique e Atlético de Madri devem passar sem problemas pelos outros adversários do Grupo D. Os bávaros estreiam em casa, na Allianz Arena, contra os russos do Rostov, enquanto os madrilenhos, finalistas da última edição da Champions, visitam o PSV em Eindhoven.