(Adão de Souza/PBH/Divulgação)
Tomou posse nesta quarta-feira (21), na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, o novo presidente da Fundação Municipal de Cultura, Juca Ferreira. Ex-ministro da Cultura, Ferreira disse que pretende marcar sua gestão à frente da Fundação com o processo de reestruturação da Secretaria Municipal de Cultura da capital.
Durante a posse, o novo presidente da Fundação disse que uma das suas bandeiras será a retomada do fortalecimento cultural, democratizando o acesso ao setor em Belo Horizonte e região. “Uma das características das dificuldades que nós estamos vivendo no Brasil é que as políticas culturais e as estruturas institucionais estão sendo abandonadas. O abandono disso tem um custo altíssimo que, certamente, depois será retomado pela tomada da democracia. Belo Horizonte tem muita capilaridade no estado inteiro. Por isso, já acertei com Angelo Oswaldo para que a gente possa construir uma série de parcerias”, anunciou.
Para o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kallil, a experiência do ex-ministro será fundamental para a reestruturação da Secretaria Municipal de Cultura. “O senhor terá autonomia total para colocar em prática o que inventou. Para quem não sabe, Juca Ferreira é o inventor da cultura com inclusão social”, destacou o prefeito.
O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, ressaltou a importância de o Estado e o município atuarem de forma integrada para desenvolvimento de políticas culturais, com foco na inclusão social. “A secretaria de Estado de Cultura estará muito afinada com a Fundação Municipal de Cultura para atender às realidades municipais com as propostas para as políticas do setor, que ocorrem não só em Belo Horizonte, mas também nos 835 municípios mineiros”.
Segundo Angelo Oswaldo, o novo presidente da Fundação Municipal de Cultura “é o inventor da política social de cultura, e ele tem plena sintonia com as questões sociais e com as demandas da comunidade. É nessa linha que nós vamos somar esforços, com a presença do Governo de Minas Gerais. Na capital deve haver também um grande entrosamento, diálogo e cooperação”.
Participaram também do evento os secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, e de Governo, Odair Cunha, vereadores e representantes do setor cultural.
Leia mais:
Recados para Juca Ferreira: fazedores de cultura falam dos desafios do novo gestor da área na PBH
Novo gestor cogita Secretaria e Fundação de Cultura em BH
Kalil anuncia ex-ministro Juca Ferreira para assumir a área da cultura na capital