(BH Airport/Divulgação)
Pilotos e comissários de voo aprovaram, em assembleia, nesta quinta-feira (15), uma greve da categoria, por tempo indeterminado, a partir da próxima segunda-feira (19).
Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), o protesto ocorre pela falta de acordo nas negociações de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho e será válida para os aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte (Confins) e Fortaleza.
Em nota, os aeronautas reivindicam uma recomposição das perdas inflacionárias, além de ganho real nos salários, devido ao alto preço das passagens aéreas. O sindicato também pede “melhorias nas condições de trabalho, definição dos horários de início de folgas e proibição de alterações nas mesmas, além do cumprimento dos limites já existentes do tempo em solo entre etapas de voos.”
Segundo o sindicato, a paralisação vai ocorrer diariamente das 6h às 8h “em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo”. Os voos de urgência (com órgãos para transplante, enfermos a bordo e vacinas) não serão paralisados.
A reportagem do Hoje em Dia entrou em contato com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) e com o Aeroporto Internacional de Confins e aguarda retorno.