Chamas atingem Unidades de Conservação (UC) na região Central, Sul, Triângulo e Zona da Mata
Bombeiros combatem incêndio na Serra do Caraça (Divulgação/ CBMMG)
O Corpo de Bombeiros iniciou, nesta sexta-feira (13), o terceiro dia de combate ao incêndio florestal que atinge a vegetação da Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo a corporação, três equipes estão no local e já apagaram os dois focos principais do incêndio. Os agentes trabalham no monitoramento e rescaldo de algumas regiões e continuam combatendo outros pontos estratégicos.
Na Serra do Caraça, na região Central de Minas, os militares entraram no 2° dia de operação e contam com três frentes de combate no momento. Uma força-tarefa com 6 bombeiros e 5 brigadistas estão atuando em campo, com o apoio aéreo da aeronave Pégaso e de outros 5 militares.
Já a Serra do Brigadeiro, em Araponga, na Zona da Mata, entrou no 12° dia de incêndio. Segundo os militares, o combate continua desafiador devido à topografia íngreme e acidentada do local, com muitos afloramentos rochosos que dificultam o acesso das equipes a alguns focos. Em certas áreas, o combate só é possível por meio do lançamento de água pelas aeronaves.
Os militares observaram o deslocamento de troncos e outros fragmentos arbóreos incandescentes rolando das cristas para áreas mais baixas, inclusive em regiões com aceiros, o que coloca em risco áreas ainda não atingidas pelo fogo. Essa situação demanda monitoramento contínuo para prevenir novos focos.
No Parque Estadual do Pau Furado, entre Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro, os bombeiros entraram no 13° dia de combate. As equipes trabalham na abertura de aceiros em novos pontos do Parque e rescaldo em duas frentes distintas do incêndio.
Já na Serra do Papagaio, no Sul de Minas, foi iniciado o 5° dia de operação. De acordo com os bombeiros, o ponto do “Garrafão” ainda encontra-se com pontos de fumaça em meio à mata, bem como na Serra da Careta, onde há diversos pontos com fogo dentro da mata e algumas linhas de fogo em campo aberto. Existe risco para o Chapadão em direção ao Vale das Araucárias e a sede do Parque Fazenda Santa Rita.
Na Serra do Santo Antônio, em Andrelândia, também no Sul do Estado, as chamas atingem a vegetação pelo 9° dia seguido. Os bombeiros avaliam as linhas que avançam sobre o parque e continuam protegendo o patrimônio arqueológico.
Também está em chamas a Serra do Sobrado, em Pedro Leopoldo, na Grande BH. As equipes começaram o terceiro dia de operação na região e trabalham no monitoramento da área e no combate aos possíveis focos remanescentes.
*Estagiário, sob supervisão de Gledson Leão