Lama levaria 1h para atingir Rio Acima e 2h para chegar em Itabirito, segundo Defesa Civil

José Vítor Camilo
20/02/2019 às 20:42.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:38
 (Reprodução Facebook)

(Reprodução Facebook)

Moradores de municípios que estariam no caminho do mar de lama em caso de um novo rompimento de barragem, como Ouro Preto, Itabirito e Rio Acima, não devem ser evacuados por enquanto, afirmou o coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Flávio Godinho, em entrevista à imprensa na noite desta quarta-feira (20). "Não há o que se falar em evacuação nesse momento. Está em elaboração com as defesas civis municipais um plano de emergência, para saber para onde ir em caso de rompimento. Mas, se houver o toque da sirene, será de forma real, emergencial", avisou. 

Segundo o tenente-coronel, Itabirito estaria a uma distância de 2h da chegada da lama, enquanto Rio Acima seria atingida após 1h10. "As evacuações foram relativas a áreas da Zona de Autossalvamento. Agora, vamos nos reunir para apresentar este plano de emergência para que essas pessoas saibam para onde ir em caso de rompimento", complementou. 

Até as 17h desta terça, 125 pessoas teriam sido retiradas de casas, sendo 25 delas das proximidades da mina da Fábrica, em Ouro Preto, e 100 da mina Vargem Grande, em Nova Lima. 

"Algumas pessoas possuem casas de fim de semana, então os trabalhos de localização e remoção de bens e animais dessas pessoas continuam nesta quinta", disse Godinho.

As pessoas removidas de suas casas foram encaminhadas pela Vale para os hotéis Ouro Minas, em BH, suítes no Alphaville, em Nova Lima, e ao Hotel Samba, em Itabirito. Entretanto, alguns dos atingidos preferiram ir para casas de familiares. 

 "Também foi disponibilizado um local para que fossem levados animais de pequeno e grande porte", afirmou o coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por