Capacitação, inicialmente para a área do turismo, é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social
Mais de 8 mil vagas em cursos gratuitos de formação profissional serão oferecidas a pessoas em situação de vulnerabilidade social em 101 municípios de Minas. Mulheres com mais de 40 anos e jovens integram o público-alvo da capacitação, voltada inicialmente para a área do turismo.
Os detalhes do projeto, batizado de “Minas Forma”, foram dados nesta segunda-feira (20). A iniciativa do Governo do Estado, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), contará com 24 cursos.
A primeira turma - Técnicas Básicas para Garçom - começa na próxima segunda-feira (27), na unidade Senac Barro Preto. Em 3 de junho, na unidade Venda Nova, terão início as aulas de Técnicas Básicas para Camareira.
A carga horária varia de 35 horas/aula a 100 horas/aula. Estudantes regularmente matriculados serão beneficiados com o pagamento de bolsa-auxílio. Os valores variam de R$ 210, para as turmas de 35 horas, a R$ 600, para as turmas de 100 horas, quitados mediante presença regular em sala de aula.
“Esse modelo é inovador porque estamos desenvolvendo questões sócio-emocionais, para a pessoa saber que ela é capaz e pode ter autonomia da sua vida”, destacou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá. O governador Romeu Zema também participou do lançamento do programa.
Após a primeira etapa do programa, a ideia é abranger todos os 853 municípios de Minas. O governo informou que contará com as instalações do Senac para oferecer os cursos.
Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAs) de cada município contemplado ficarão responsáveis pela seleção. Segundo o Senac, lideranças locais e instituições parcerias também poderão encaminhar novos alunos.
Antes do lançamento do programa "Minas Forma", um grupo de servidores da Segurança Pública protestou contra o governador Romeu Zema. A manifestação se deve à proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo. Os participantes estavam com faixas. Uma delas dizia: “Zema mentiroso! Deu calote nos servidores da segurança!”.
*Estagiário sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais