O treinador Mano Menezes completou, no último sábado (11), uma marca expressiva no Cruzeiro. Na vitória por 4 a 0 sobre o Tupi, o gaúcho comandou a Raposa pela 50ª vez. Treinando a equipe celeste pela segunda vez na carreira, ele chega ao número com um aproveitamento de 62,6%. No total, são 27 vitórias, 13 empates e 10 derrotas.
A primeira passagem do treinador na Toca foi entre setembro e dezembro de 2015. Substituindo Vanderlei Luxemburgo, Mano conseguiu afastar o Cruzeiro da zona de rebaixamento e quase levou a equipe à Copa Libertadores. A trajetória do comandante no clube, porém, foi interrompida por uma proposta milionária do Shandong Luneng, da China, onde ficou de janeiro a junho de 2016.
Leia mais
Mano comenta disputa entre Ábila e Sóbis: 'estão a empurrando para um alto nível'
Em sexta vitória seguida, Mano Menezes cita promessa de 'escrever temporada diferente'
Nesse intervalo de tempo, o Cruzeiro foi comandado por Deivid, ex-auxiliar de Mano, e pelo português Paulo Bento. Sem conseguir bons resultados com nenhum dos treinadores, o clube contratou novamente o gaúcho, que havia sido demitido do clube chinês.
A Raposa acertou o retorno do treinador no fim de julho do ano passado. E, mais uma vez, o treinador foi responsável por afastar o Cruzeiro da incômoda briga pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Pela primeira vez comandando a equipe desde o início da temporada, Mano busca o primeiro título pelo clube e até aqui tem apresentado bons resultados. Foram cinco jogos oficiais, com aproveitamento de 100% até agora, incluindo uma vitória sobre o rival Atlético. Foram 11 gols marcados e apenas dois sofridos.
O contrato do treinador com o clube estrelado vai até o final desta temporada, e a marca pode até ser dobrada, já que o clube disputa cinco competições e pode realizar até 85 jogos neste ano.
*Colaborou Leonardo Parrela