Telhados, calhas e canaletas

Manutenção periódica em edificações previne danos, principalmente durante o período chuvoso

Júnia Rodrigues
jralmeida@hojeemdia.com.br
28/09/2022 às 17:14.
Atualizado em 28/09/2022 às 17:18
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

Com a chegada da chuva em Belo Horizonte nesta semana, uma das preocupações do belo-horizontinos, além de alagamentos, comuns nas principais vias da capital, é com as estruturas dos imóveis. No período chuvoso é muito comum que trincas em paredes e danos estruturais se agravem.

Uma das formas de evitar esses incidentes é limpar as calhas e canaletas e reparar danos em telhados. Esses itens são responsáveis pelo escoamento de água e têm papel importante na conservação das estruturas de casas e prédios. Caso as canaletas e as calhas estejam entupidas e telhas mal colocadas ou quebradas, a chuva pode causar alagamentos dentro dos imóveis e, a longo prazo, trazer consequências maiores, como infiltrações, mofos em paredes e danos estruturais em situações mais extremas. 

Para evitar prejuízos, a Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais de Minas Gerais (Abrasip-MG) recomenda realizar uma manutenção periódica nas edificações. O engenheiro e vice-presidente de Relações Institucionais da Abrasip-MG, Marcelo Trindade Almeida, recomenda vistorias visuais das áreas, pelo menos duas vezes ao ano, para conhecer a real necessidade de manutenção.

Segundo ele, a localização da casa ou prédio e as condições climáticas da região vão ser determinantes para definir a periodicidade ideal dessas vistorias. 

Além disso, essa limpeza deve ser realizada por pessoa apta a esse tipo de serviço e se estender ainda para bueiros (bocas de lobo) e caixas de drenagem quando preciso.

“Tem que procurar no mercado uma empresa ou profissional especializado em limpeza e desobstrução de tubulações e caixas. Se uma pessoa tentar desobstruir sozinha, sem material adequado, pode danificar a tubulação. O profissional que sobe no telhado tem que saber a forma correta de se deslocar para não sofrer acidentes ou causar mais danos”, orienta Marcelo Trindade.

Piscinas

Da mesma forma, recomenda-se que o “ladrão” e canaletas, instaladas ao redor das piscinas, também tenha o mesmo tratamento que elimina o risco de problemas causados pelo acúmulo da água.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por