DIRETO DA CHINA

1º dos novos trens do metrô de BH passará por 3 meses de testes antes de transportar passageiros

Após embarcar na China, composição deve chegar a capital em dezembro e será avaliada em mais de 60 procedimentos antes de iniciar operação

Ana Luísa Ribeiro*
aribeiro@hojeemdia.com.br
03/11/2025 às 16:54.
Atualizado em 03/11/2025 às 17:17
Composição, fabricada na China, está sendo enviada por navio ao Porto de Itaguaí, no Rio (Divulgação/Metrô BH)

Composição, fabricada na China, está sendo enviada por navio ao Porto de Itaguaí, no Rio (Divulgação/Metrô BH)

O primeiro dos 24 novos trens do metrô de Belo Horizonte deve desembarcar no Brasil na segunda quinzena de dezembro. Mas, antes de receber passageiros, passará por três meses de testes operacionais na linha férrea da capital.

A composição, fabricada na cidade de Qingdao, na China, está sendo enviada por navio ao Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro e, em seguida, transportada via terrestre até BH. 

De acordo com o cronograma da Metrô BH - concessionária responsável pelo meio de transporte - os testes estáticos e dinâmicos incluem cerca de 60 procedimentos técnicos que avaliam o desempenho dos sistemas de tração, frenagem, sinalização e energia.

A fase também checa itens como controle de portas, câmeras, ar-condicionado, iluminação e comunicação entre vagões, além de simulações de emergência e frenagem automática. 

Os resultados dessas análises definirão os ajustes finais antes da entrada em operação comercial, no primeiro semestre de 2026.

Nova geração sobre trilhos

O modelo, identificado como série 2000, traz tecnologias inéditas no transporte sobre trilhos da capital. Além do ar-condicionado e bancos mais largos, as composições terão painéis multimídia com mapas dinâmicos, sistema de contagem de passageiros em tempo real e telemetria embarcada, que envia dados de desempenho diretamente ao Centro de Controle Operacional.

Também foram incorporados sistemas de frenagem regenerativa, que devolvem energia à rede durante o processo de parada, e um conjunto de detecção automática de falhas e incêndios. Cada trem contará ainda com pantógrafos automatizados, responsáveis pela conexão à rede elétrica aérea. Segundo a empresa, em caso de impacto acidental, o dispositivo se recolhe automaticamente, evitando danos em série.

Chegada e próximos passos

Com a chegada do primeiro trem, o metrô de Belo Horizonte inicia o ciclo de substituição da frota em circulação desde a década de 1980. Outros três serão entregues até junho de 2026, seguidos por seis unidades até o fim do ano. A previsão é que todas as 24 composições estejam operando até 2027.

O novo modelo vai atender tanto a Linha 1, que passa por revitalização, quanto a futura Linha 2, que ligará o Barreiro à região central. Duas das novas estações - Nova Suíça e Amazonas - devem entrar em operação já em julho de 2026.

*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais: 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por