De acordo com a Vale, cerca de 40% dos rejeitos da barragem B3/B4, em Macacos, já foram retirados (Reprodução/Google Earth)
O acionamento da sirene pela Vale, na noite desse sábado (16), em Macacos, na Grande BH, e a consequente evacuação popular, ocorreu após alerta de segurança da empresa contratada pela mineradora para desativação da barragem B3/B4. Em seguida, por precaução, o nível de alerta subiu para o 2, motivo pelo qual foram tomadas providências, como a retirada de moradores.
A informação foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), neste domingo (17). De acordo com a corporação, a firma responsável pelo projeto de descomissionamento (desativamento de mina) alertou a Vale sobre fator de segurança da barragem após diferente interpretação dessa empresa dos parâmetros de análise da Mar Azul.
Segundo os militares, a barragem possui laudo de estabilidade, mas não há prazo para mudança do nível de alerta. Por precaução, foram feitos:
- Evacuação das áreas de autossalvamento;
- Cadastramento da população afetada;
- Isolamento das áreas de acesso;
- Retirada de 97 pessoas da área de autosalvamento.
Ainda segundo os Bombeiros, estão em andamento a elaboração e a divulgação do plano emergencial de evacuação; a vistoria da Agência Nacional de Mineração (ANM) na barragem para verificação de instrumentos; e a manutenção do nível de alerta 2.
O CBMMG permanece com equipes no local e também realiza o monitoramento em tempo real, com plano de contingência para pronta atuação em caso de necessidade.
Leia mais: