Problema afetou aplicativos de banco, aeroportos e telecomunicações ao redor do mundo
(Reprodução/ TV Globo)
Passageiros da Azul reclamam de atrasos nos voos nesta sexta-feira (19) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana. Segundo funcionários do aeroporto, a checagem dos documentos dos passageiros da Azul tem sido feita manualmente desde às 5h por conta do apagão cibernético que atingiu empresas aéreas, bancárias e de telecomunicações no mundo.
A Azul informou que, devido à intermitência no Serviço Global do Sistema de Gestão de Reservas, alguns voos podem sofrer "atrasos pontuais" e recomenda que os clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da companhia.
A BH Airport, que administra o aeroporto, afirmou que nenhum voo foi cancelado.
Uma falha cibernética de escala global nos sistemas relacionados à Microsoft afetou aplicativos de banco e operações aéreas em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil. Conforme agências internacionais, o problema que gerou um apagão global mundial, na manhã desta sexta-feira (dia 19), foi identificado.
A empresa de segurança cibernética CrowdStrike passa por uma interrupção de serviços provocada por uma "atualização defeituosa" de um software da companhia, o CrowdStrike Falcon. Segundo a empresa, o problema já foi identificado e está em processo de reparo.
Entretanto, a falha criou uma rede de problemas e atrasos em todo o mundo, com usuários da Microsoft recebendo alertas de "tela azul da morte", um problema relativamente comum, mas alarmante, por indicar erro crítico de sistema.
Mais de 1400 voos já foram cancelados pelo mundo até às 7h da manhã de hoje, de acordo com a empresa de análise de aviação Cirium.