Evento ocorreu no Cresan Mercado da Lagoinha
Evento ocorreu no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - Cresan Mercado da Lagoinha e contou com a participação de diversas pessoas (Fernando Michel / Hoje em Dia)
O 5º Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte tem o Restaurante Popular III - Maria Regina Nabuco, localizado na Região de Venda Nova como bicampeão. O evento ocorreu neste sábado (27) no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - Cresan Mercado da Lagoinha.
Nesta edição, os participantes foram desafiados a criar releituras de pratos brasileiros, a partir de uma formação sobre cultura alimentar das regiões do país. Pensando nisso, o restaurante apresentou aos júris o “Onça Pintada”, que é uma releitura do “caribéu pantaneiro”. O prato é formado por um cozido de carne-seca com mandioca e temperos acompanhados de farofa de pequi e baru.
(Fernando Michel)
Para a sobremesa, o escolhido foi o “Dourado”, uma releitura do “mané pelado”. O doce consiste em bolo de mandioca com coco, acompanhado de sorvete de milho verde.
Doce consiste em bolo de mandioca com coco, acompanhado de sorvete de milho verde (Fernando Michel / Hoje em Dia)
Além do Maria Regina Nabuco, concorreram ao prêmio equipes do Restaurantes Popular Herbert de Souza, localizado na região central; Josué de Castro, Santa Efigênia e Dom Mauro Bastos, no Barreiro.
Um dos participantes do evento, o prefeito Fuad Noman destacou o sucesso da edição de 2024 e a importância dela para a capital. “É preciso que a gente reconheça o esforço do servidor, é preciso que a gente reconheça o esforço de quem forma essas pessoas. E esse festival mostra que temos isso tudo em Belo Horizonte”.
A expectativa é que o prato vencedor seja incluído, com adaptações, ao cardápio dos restaurantes populares de BH.