Outubro Rosa

Cerca de 8 mil mamografias serão oferecidas em BH durante o mês

Os exames serão realizadas em instituição da rede credenciada ao SUS-BH

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
02/10/2023 às 20:33.
Atualizado em 02/10/2023 às 20:45
 (Adão de Souza / PBH)

(Adão de Souza / PBH)

Cerca de 8 mil mamografias serão oferecidas em Belo Horizonte durante outubro, uma ampliação de 2 mil exames em relação à média mensal. 

As mamografias serão realizadas em instituição da rede credenciada ao SUS-BH e contemplará mulheres que já passaram pela primeira consulta nos centros de saúde e aguardam o procedimento.

O incremento faz parte de uma ação de conscientização da Prefeitura de Belo Horizonte sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa. As mamografias são indispensáveis para o diagnóstico precoce da doença e, em 2023, mais de 43 mil procedimentos já foram realizados pelo município.

Os agendamentos de mamografias de rastreamento, para as mulheres assintomáticas, e as diagnósticas, para aquelas que apresentam queixas ou alterações do exame clínico, devem ser feitos nos 152 centros de saúde. Os casos de pacientes com maior necessidade são marcados de forma prioritária.

Após as primeiras avaliações clínicas e exames, se identificada alguma alteração, é feito o encaminhamento para a Atenção Secundária, com o acompanhamento por um mastologista. Em caso de lesão de alta suspeição e/ou maligna, a paciente é direcionada ao oncologista para consulta e devido tratamento, que pode ser a cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

Iluminação de edifícios

A sede da Prefeitura de Belo Horizonte, a Praça da Estação e a fonte Cruzeiro do Sul, na Praça da Liberdade, serão iluminadas de rosa durante todo o mês. A cor simboliza a importância do cuidado com a saúde e a importância da realização de exames de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

* Com informações da PBH

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por