(PxHere)
Moradores de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, têm um aliado na luta contra a violência doméstica. Um aplicativo com um “botão de pânico” poderá ser usado por mulheres da cidade para pedir socorro contra casos de agressões.
A ferramenta, lançada pela prefeitura, pode ser acessada pelo app Cidadão Online, disponível nas plataformas Android e IOS. Além do botão, a plataforma oferece acesso a solicitações de serviços como a ouvidoria.
“Nela será possível abrir os seguintes processos: elogio, sugestão, reclamação e denúncia. Já quem desejar acesso à aba zeladoria terá à disposição a servidoria pública, que permitirá abrir processos de tapa-buracos, alvará de funcionamento, iluminação pública, maus-tratos de animais, poda de árvores, limpeza de terreno e supressão de árvore”, informou a administração municipal.
Entenda o projeto
De acordo com a prefeitura, o projeto piloto foi habilitado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O programa prevê a implantação de soluções inteligentes para iluminação pública, segurança e rastreamento de veículos. A ideia é que ele seja replicado em Caxambu, também no Sul do Estado, e Piraí (RJ).
Segundo o coordenador do projeto junto, o engenheiro Leonardo Maia, a medida será uma “vitrine para o mercado de Cidades Inteligentes”. “Estamos na fase de engajamento e seleção de pessoas que irão participar das pesquisas e implementações, que serão contratados por edital”, destacou.
De acordo com o prefeito Wander Chaves, o projeto é um grande passo para deixar a cidade mais moderna. “Com projetos como esse, esperamos aumentar a eficiência e diminuir os custos dos serviços públicos prestados, buscando sempre melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.