Fogo em vegetação

Combate a incêndio na Serra do Caraça chega ao 16° dia seguido; veja outras queimadas em Minas

Bombeiros também combatem chamas em outras cinco unidades ambientais no Estado

Bernardo Haddad*
@_bezao
26/09/2024 às 13:02.
Atualizado em 26/09/2024 às 13:26
Helicóptero dos bombeiros auxilia combate a incêndio na Serra do Caraça (Divulgação/ CBMMG)

Helicóptero dos bombeiros auxilia combate a incêndio na Serra do Caraça (Divulgação/ CBMMG)

A Serra do Caraça, que fica entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, na região Central de Minas, entrou no 16° dia consecutivo de incêndio nesta quinta-feira (26). Ao todo, 28 brigadistas atuam no local. O helicóptero dos bombeiros está no local auxiliando no combate às chamas. 

Os bombeiros também combatem incêndios em outras cinco unidades no Estado: Parque Estadual do Rio Doce, Refúgio de Vida Silvestre Estadual Macaúbas, Apa Estadual Águas Vertentes, Parque Estadual da Serra do Rola Moça e Apa Sul/ Mina Águas Claras da Vale S/A.

No Parque Estadual do Rio Doce, no Vale do Rio Doce, os bombeiros iniciaram o 9° dia de operações. Por lá, 57 brigadistas compõem a força-tarefa de combate ao incêndio. O ponto de intervenção principal dos bombeiros é na estrada do Limoeiro Velho. Também existem outros focos menores das queimadas, onde os militares atuam. 

Já no refúgio De Vida Silvestre Estadual Macaúbas, nos municípios de Lagoa Santa e Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, os militares atuam pelo 5° dia consecutivo. A força-tarefa atuante no local conta com 21 integrantes. Os pontos principais de intervenção são próximos à Lagoa Santa e à fazenda São Vicente. 

A Área de Proteção Ambiental Estadual das Águas Vertentes, no Alto Jequitinhonha, também foi atingida por incêndios nesta quinta-feira (26). Após três dias de incêndio, os bombeiros conseguiram controlar as chamas e agora realizam trabalho de monitoramento e rescaldo no local. 

Os bombeiros também controlaram o incêndio que atingia a Serra do Rola Moça, distribuída nos municípios da Grande BH, Brumadinho, Ibirité e Nova Lima, pelo 2° dia consecutivo. Com uma equipe de oito brigadistas, os militares atuam no monitoramento e no rescaldo das chamas na região. 

Por fim, na Área de Proteção Ambiental Estadual Sul Mina Águas Claras da Vale S/A, também é o segundo dia de combate às chamas, com 15 militares atuando.

*Estagiário, sob supervisão de Valeska Amorim

Leia mais: 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por