Pesquisa Abrasel

De avião a bola de cristal: bares e restaurantes apostam alto na Copa para alavancar as vendas

Luciane Amaral
lamaral@hojeemdia.com.br
18/11/2022 às 07:51.
Atualizado em 18/11/2022 às 07:52
Pesquisa da Abrasel revela que 50% dos empresários ouvidos vão exibir os jogos em seus estabelecimentos (BS Fotografias / Divulgação)

Pesquisa da Abrasel revela que 50% dos empresários ouvidos vão exibir os jogos em seus estabelecimentos (BS Fotografias / Divulgação)

Donos de bares e restaurantes em Minas ainda são assombrados pela inflação e pelo endividamento que a pandemia deixou. E muitos empreendedores veem na Copa do Mundo uma oportunidade para reforçar o caixa, principalmente neste mês em que terão de pagar a primeira parcela do 13º dos funcionários.

Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) nesta quinta-feira (17) revela que quase 50% dos empresários ouvidos vão exibir os jogos em seus estabelecimentos. Desse grupo, 36% declararam que irão ambientar as casas com o tema da Copa. E 16% disseram que pretendem promover eventos durante o mundial.

A Krug Bier vai colocar um avião no espaço Carnacopa em um rooftop (tipo de cobertura). além de dois painéis de led imensos e um palco para shows de 360º que tem como pano de fundo a Serra do Curral.

O levantamento ouviu 164 empresários do setor em todo o estado, entre os dias 26 de outubro e 5 de novembro. Entre as iniciativas previstas pelos empresários, 52% dos entrevistados afirmaram que vão fazer ações de marketing no período, tendo a Copa como tema.

O Undeground Pub instalou dois telões de alta definição, um em cada palco da casa, além de diversos televisores que estão espalhados pela casa para que os clientes acompanhem os jogos. Além da decoração temática nas cores do Brasil, sempre haverá shows, antes e depois das partidas. 

29% dos donos de bares e restaurantes ouvidos pela Abrasel disseram que vão criar pratos ou drinks temáticos. E outros 29% terão promoções especiais para atrair clientes. É o caso do Porks, que, além da decoração toda verde e amarela, novos televisores nas três unidades e shows ao vivo, vai sortear para os torcedores mais sortudos kits das cervejarias a cada jogo. 

No Bar Ofélia, que tem até bola de cristal para ajudar os clientes a escolherem a bebida, vai ter bolão para os jogos. E quem acertar o placar  ganha um drink exclusivo. Quem não acertar o palpite, mas comprar 3 drinks ganha um copo exclusivo. A direção do espaço aposta na diversidade para atrair todos os públicos.

“Futebol é um momento de celebração de todos e muitas vezes é sempre voltado para homens héteros. Nossa ideia é fazer uma Copa para todas, todas e todos, no melhor sentido da palavra. Criar um ambiente legal, seguro e diverso para que as pessoas tragam seus amigos e curtam esse momento com a gente” explica Bruce Laviola, diretor do espaço.

Uma das preocupações dos donos de estabelecimentos que focam o atendimento no horário de almoço são os jogos que começam mais cedo.

“Os restaurantes que são de almoço, eles estão mais temerosos, porque tem jogo que vai começar 13h40, 14h. (...) E a expectativa é que as empresas liberem as pessoas, a partir de 13h - não param para almoçar e liberam a partir das 13h. Então, isso pode comprometer uma parte do setor”, afirma Matheus Daniel.

Uma aposta desse segmento, segundo a pesquisa apresentada pela entidade, é o delivery, que não deve ficar de fora: 32% dos empresários ouvidos preveem ações especiais para as entregas durante o torneio de futebol na Ásia.

“O pessoal que tem a estrutura para passar jogo deve ter um reflexo, um aumento nas vendas em torno de 10 a 15%, em relação ao período normal, focando na parte da tarde”, conclui o presidente da Abrasel.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por