(Lucas Prates)
O uso da máscara de proteção contra o coronavírus poderá ser desobrigado também em espaços fechados de cidades mineiras a partir de sábado (12). É preciso, no entanto, seguir critérios já estabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Segundo informou o titular da pasta, Fábio Baccheretti, na manhã desta quinta-feira (10), será necessário que esses municípios tenham mais de 80% da população adulta com o esquema vacinal completo e ao menos 70% com o reforço.
Neste cenário, o uso da máscara passa a ser facultativo e as cidades terão autonomia para a decisão. “Também olhando para outros países, nós criamos critérios para que também seja facultado o uso de máscara em locais fechados. A autonomia é do município, mas o papel do Estado é orientar tecnicamente qual é o gatilho” disse durante entrevista coletiva concedida à imprensa, considerando, ainda que a decisão pode fazer com que os municípios deem ainda mais atenção à terceira dose.
Espaços abertos
Em espaços abertos, a orientação já considera a desobrigação também a partir de sábado. A decisão, ainda segundo Baccheretti, acompanha a melhora do cenário epidemiológico no Estado, com queda no número de casos e óbitos pela doença após a disseminação da variante Ômicron, além do avanço da vacinação.