TRÂNSITO

Desrespeito, distração e mais carros nas ruas fazem atropelamentos aumentar 20% em BH

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
Publicado em 07/09/2022 às 07:00.
Flagrantes de pessoas que ignoram a faixa de pedestre para disputar espaço com os carros foram feitos no hipercentro de BH (Maurício Vieira)

Flagrantes de pessoas que ignoram a faixa de pedestre para disputar espaço com os carros foram feitos no hipercentro de BH (Maurício Vieira)

O número de atropelamentos disparou 20% no primeiro semestre deste ano em Belo Horizonte. Até junho, 22 pedestres morreram. Mais carros e pessoas nas ruas após a desaceleração da pandemia, abusos de quem ignora a faixa ou a passarela e distração provocada pelo uso do celular na hora de atravessar explicam o aumento.

Nos primeiros seis meses de 2022, BH teve 682 acidentes do tipo – 117 a mais na comparação com o mesmo período de 2021. Em Minas, as ocorrências cresceram 14%. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp).

O risco é maior nas vias conhecidas como “zonas quentes’’, como ruas do hipercentro e avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Afonso Pena e Amazonas. Os locais com mais registros foram informados pelos Bombeiros. 

Porta-voz da corporação, a capitã Thaise Rocha reforça que o crescimento tem relação direta com o maior número de pessoas circulando pelas ruas após o fim das restrições causadas pela Covid-19. No entanto, a militar destaca a falta de respeito de parte dos motoristas e pedestres às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Opinião semelhante tem o tenente da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), André Muniz. “A gente nota um descumprimento das normas de trânsito favorecendo com que esses acidentes aconteçam”. Como exemplo, o oficial cita o risco do uso do celular ao atravessar ou dirigir. “As pessoas deixam de ter atenção”, resume.

O pedestre que ignora a passarela e se arrisca na travessia, principalmente no Anel Rodoviário, disputando espaço com os automóveis, também é uma preocupação. Segundo o tenente, as ocorrências costumam ser registradas a poucos metros das passarelas.

“Os atropelamentos ocorrem a menos de 150 metros da passarela. A pressa de atravessar a via, muitas das vezes, resulta na perda da vida. A PMRv pede a esse pedestre e condutor que sigam as normas”.

Consequências
A preferência sempre será de quem está a pé. Mas outro alerta é dado pelos Bombeiros. Dados da corporação indicam que, caso um pedestre seja atingido por um veículo trafegando em velocidade de 80 km/h, a chance de vir a óbito aumenta em 60%.

"Todos nós estamos na condição de pedestre em algum momento do dia. As principais ocorrências estão relacionadas pelo desrespeito das normas, por excesso de velocidade, desrespeito à sinalização, desatenção ou imprudência - os três últimos relacionados tanto a motoristas como a pedestres", afirma Alysson Coimbra, da Associação Mineira de Medicina do Tráfego

De acordo com o diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra, o pedestre é o elo mais vulnerável do trânsito. 

Coimbra alerta para os ferimentos que o atropelado pode ter. “Os eventos mais comuns são lesões graves. Há ainda os traumatismos cranioencefálicos e fraturas expostas. A vítima pode ser submetida a intervenções cirúrgicas emergências e hospitalização e reabilitação prolongas”, detalha.

Em alguns casos, as sequelas são permanentes. “Incluem a amputação. Há ainda lesões que comprometem definitivamente a capacidade motora, causando paraplegia ou até mesmo tetraplegia”, acrescenta.

O especialista dá dicas para a travessia segura dos pedestres: 

  • Atravessar somente com sinal verde e sobre a faixa de pedestre;
  • Adotar comportamento de sempre suspeitar de motoristas e não confiar que o condutor esteja sempre atento e preparado para uma atitude impulsiva;
  • Jamais iniciar a travessia logo após a sinalização ficar verde, pois, alguém pode furar o sinal;
  • Evitar trafegar entre no limite de divisão entre a calçada e a pista, pois reduz o risco de colisão
  • Atenção é fundamental para o pedestre e motorista, por isso, não utilize fone de ouvido e celular

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