Arcebispo lamentou morte do pontífice e reconheceu legado deixado pela figura religiosa
(Servizio Fotografico de L.O.R)
Arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo lamentou nesta segunda-feira (21) a morte do Papa Francisco. O mineiro agradeceu a dedicação do pontífice à Igreja Católica e reconheceu o legado deixado pelo “Santo Padre”.
Dom Walmor fez um apelo para que a Igreja continue com a missão de Francisco, de pregar o evangelho e “dar continuidade ao caminho” de Deus.
"E o nosso pesar se transforma em gratidão e reverência, sobretudo, em compromisso com o caminho de uma Igreja em saída, missionária, de comunhão, participação e vigorosa na missão. Oremos por ele, agradecidos por tudo, e que sejamos fiéis ao caminho que ele nos apontou e aos horizontes que ele nos desenhou”, disse.
O papa Francisco morreu aos 88 anos, às 2h35 (horário de Brasília) desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice Jorge Mario Bergoglio ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja", afirmou o Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta.
Recebemos, com grande pesar, a notícia da morte do Papa Francisco. Nosso pesar profundo é iluminado pela luz da ressurreição de Cristo, a certeza da vida plena. Professamos a nossa fé em Cristo ressuscitado e a certeza do Papa Francisco presente em Deus, recebendo grande recompensa por tudo aquilo que realizou como pastor na Igreja, como sucessor do apóstolo Pedro. Deus o recompense por tudo. O Papa deixa um legado importantíssimo para a nossa Igreja. Uma igreja chamada a ser presença no coração do mundo contemporâneo para abri-lo a novos rumos. Louvamos a Deus pelo ministério do Papa Francisco, particularmente como pastor na Igreja, sucessor do apóstolo Pedro. Sua herança é um tesouro inesgotável. Deixa-nos, portanto, uma herança para darmos continuidade a um caminho: a Igreja respondendo aos desafios do tempo atual. Deus seja louvado pelo Papa Francisco e o nosso pesar se transforme em gratidão e reverência, sobretudo em compromisso com o caminho de uma Igreja em saída, missionária, de comunhão, participação e vigorosa na missão. Oremos por ele, agradecidos por tudo, e sejamos fiéis ao caminho que ele nos apontou e aos horizontes que ele nos desenhou.
Descanse em paz, Papa Francisco, agradecidos que somos por tudo e nosso caminho seja fecundado por suas preces e intercessão junto de Deus.
Leia mais: