Painéis em Branco

Falta de informação pode complicar vida dos turistas no metrô de BH durante o Carnaval

Dificuldade é ainda maior na estação Central, a mais movimentada do meio de transporte durante a folia

Bernardo Haddad
@_bezao
25/02/2025 às 13:15.
Atualizado em 25/02/2025 às 17:03
Quadro de informações em branco na Estação Carlos Prates (Bernardo Haddad/ Hoje em Dia)

Quadro de informações em branco na Estação Carlos Prates (Bernardo Haddad/ Hoje em Dia)

Turistas que virão a Belo Horizonte aproveitar o Carnaval poderão encontrar dificuldades para se informar em um dos meios de transporte mais utilizados durante a folia: o metrô. Painéis com a localização dos terminais e o mapa do meio de transporte, detalhando o percurso dos trens, estão em branco nas estações Central e Lagoinha. Nas demais, alguns estão em funcionamento.

Na Central, inclusive, um dos monitores de LED está inoperante. O sistema digital mostra a previsão de chegada das composições, exibida em tempo real. Passageiros já acostumados a utilizar o metrô no dia a dia podem não ser impactados, pois já conhecem o itinerário. No entanto, só em 2024, mais de 260 mil turistas visitaram a capital durante a festa de Momo. 

Fernanda Cassemiro, usuária do metrô de BH (Bernardo Haddad/ Hoje em Dia)

Fernanda Cassemiro, usuária do metrô de BH (Bernardo Haddad/ Hoje em Dia)

Para este ano, a previsão é aumento no número de visitantes, o que pode deixar parte dos turistas "às cegas", conforme alerta a enfermeira Fernanda Cassemiro, de 50 anos. A passageira utiliza o metrô diariamente para ir trabalhar, mas reforça que os visitantes "com certeza terão dificuldades" para se informar sobre as rotas do meio de transporte.

“Deveria ter mais painéis explicativos também dentro do metrô. Eu, por exemplo, trabalho durante todo o Carnaval e, como já conheço o sistema, não tenho problemas. Mas para quem vem de fora e não conhece, acho que será complicado”, diz Fernanda. 

Painel de LED desligado na Estação Central (Bernardo Haddad/ Hoje em Dia)

Painel de LED desligado na Estação Central (Bernardo Haddad/ Hoje em Dia)

Mesma opinião tem Edna Gonçalves Sobrinho, de 43 anos. "Os visitantes de outras cidades terão dificuldades. Não tem informação nenhuma. A gente que já vive aqui fica perdido às vezes, imagina quem vem de fora”, questiona a usuária. 

A Metrô BH, concessionária que opera o serviço, informou que o sistema passa por uma revitalização visual. A primeira parte é feita entre as estações Eldorado (Contagem) e Santa Efigênia (região Leste), além da Vilarinho (Venda Nova). Nesses locais, a medida deve ser concluída no início de março - a data exata não foi informada. O carnaval vai de 1º a 4 de março, com expectativa de público de 6 milhões de pessoas na soma dos 4 dias. 

Já o prazo para finalizar a revitalização nas outras sete estações (Central, Lagoinha, Carlos Prates, Calafate, Gameleira, Vila Oeste e Cidade Industrial) vai até março de 2026. 

Sobre o painel de LED com defeito, a Metrô BH informou que a responsabilidade é de outra empresa, que foi procurada pelo Hoje em Dia, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.

Leia mais: 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por