Mais de 1,74 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já solicitaram reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas, conforme balanço divulgado nessa terça-feira (20). Quem ainda não entrou em contato com o órgão precisa ficar atento para não cair em fraudes.
Para saber se foi vítima da fraude do INSS, o usuário deve baixar o app Meu INSS e procurar pelo sino na parte superior. Ao clicar nele, o sistema vai exibir uma das duas notificações a seguir:
- Se você não foi vítima da fraude: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício! O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício!";
- Se você pode ter sido vítima da fraude: “Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135."
Outro caminho é consultar o extrato do INSS, em que o aposentado ou pensionista pode verificar todas as retiradas dos seus benefícios, tanto de crédito consignado como de mensalidades associativas.
O beneficiário pode ligar para o canal telefônico oficial do INSS (135) de segunda a sábado, das 7h às 22h. Segundo o instituto, para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.
Para garantir o direito a receber, o Procon-MG orienta que o beneficiário siga o passo a passo abaixo, diretamente pelo aplicativo Meu INSS (único canal oficial).
- O INSS não pede dados pessoais por telefone, WhatsApp, e-mail ou redes sociais;
- Desconfie de propostas para “agilizar” o reembolso;
- Nunca compartilhe sua senha do Meu INSS ou código de segurança;
- Canal oficial é somente o aplicativo ou o site
- Meu INSS;
- Verifique regularmente seus extratos para identificar qualquer desconto não autorizado;
- Consulte o site oficial do INSS para mais informações e esclarecimentos sobre o processo de restituição;
- Em caso de dúvida, ligue para o telefone 135, que é a central de atendimento do INSS.
Passo a passo para solicitar o reembolso do INSS
- Baixe o aplicativo oficial (disponível para Android e iOS) ou acesse o site meu.inss.gov.br.
- Faça login com seu CPF e senha ou use o GOV.BR.
2 - Verifique se há valores a receber
- No aplicativo, na tela inicial, clique em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
- Se estiver acessando pelo site do INSS, clique em “Iniciar requerimento” e depois em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
- O sistema mostrará automaticamente se há restituição disponível para você.
- Se não houve nenhum desconto em seu benefício, aparecerá a mensagem: “Nenhum desconto foi realizado em seu(s) benefício(s) por entidade associativa, nos últimos 5 anos.”
3 - Em caso de descontos indevidos
- Siga as instruções para confirmar que o desconto não foi autorizado.
- Solicite o ressarcimento diretamente pelo aplicativo. Não é necessário enviar documentos.
- Após a solicitação, o INSS analisará seu caso. Acompanhe o andamento do pedido diretamente pelo aplicativo Meu INSS.
- O prazo para recebimento é de até 12 meses, conforme previsto em lei.
Importante: caso prefira, o beneficiário poderá fazer todo processo pela central telefônica 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h. Os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.