Atenção, beneficiário!

Golpe do INSS: desconfie de propostas para 'agilizar' reembolso; veja outras dicas do Procon MG

Saiba como solicitar o reembolso de descontos indevidos

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
21/05/2025 às 15:52.
Atualizado em 21/05/2025 às 16:03
Para acessar a notificação, é preciso baixar, de forma gratuita, o aplicativo, disponível para os sistemas IOS e Android (Joédson Alves/Agência Brasil)

Para acessar a notificação, é preciso baixar, de forma gratuita, o aplicativo, disponível para os sistemas IOS e Android (Joédson Alves/Agência Brasil)

Mais de 1,74 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já solicitaram reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas, conforme balanço divulgado nessa terça-feira (20). Quem ainda não entrou em contato com o órgão precisa ficar atento para não cair em fraudes.

Para saber se foi vítima da fraude do INSS, o usuário deve baixar o app  Meu INSS e procurar pelo sino na parte superior. Ao clicar nele, o sistema vai exibir uma das duas notificações a seguir:

  • Se você não foi vítima da fraude: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício! O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício!";
  • Se você pode ter sido vítima da fraude: “Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135."

Outro caminho é consultar o extrato do INSS, em que o aposentado ou pensionista pode verificar todas as retiradas dos seus benefícios, tanto de crédito consignado como de mensalidades associativas.

O beneficiário pode ligar para o canal telefônico oficial do INSS (135) de segunda a sábado, das 7h às 22h. Segundo o instituto, para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.

Para garantir o direito a receber, o Procon-MG orienta que o beneficiário siga o passo a passo abaixo, diretamente pelo aplicativo Meu INSS (único canal oficial). 

  • O INSS não pede dados pessoais por telefone, WhatsApp, e-mail ou redes sociais;
  • Desconfie de propostas para “agilizar” o reembolso;
  • Nunca compartilhe sua senha do Meu INSS ou código de segurança;
  • Canal oficial é somente o aplicativo ou o site
  • Meu INSS;
  • Verifique regularmente seus extratos para identificar qualquer desconto não autorizado;
  • Consulte o site oficial do INSS para mais informações e esclarecimentos sobre o processo de restituição;
  • Em caso de dúvida, ligue para o telefone 135, que é a central de atendimento do INSS.

Passo a passo para solicitar o reembolso do INSS

1 - Acesse o site Meu INSS (clique aqui)

  • Baixe o aplicativo oficial (disponível para Android e iOS) ou acesse o site meu.inss.gov.br.
  • Faça login com seu CPF e senha ou use o GOV.BR.

2 - Verifique se há valores a receber

  • No aplicativo, na tela inicial, clique em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
  • Se estiver acessando pelo site do INSS, clique em “Iniciar requerimento” e depois em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
  • O sistema mostrará automaticamente se há restituição disponível para você.
  • Se não houve nenhum desconto em seu benefício, aparecerá a mensagem: “Nenhum desconto foi realizado em seu(s) benefício(s) por entidade associativa, nos últimos 5 anos.”

3 - Em caso de descontos indevidos

  • Siga as instruções para confirmar que o desconto não foi autorizado.
  • Solicite o ressarcimento diretamente pelo aplicativo. Não é necessário enviar documentos.

4 - Aguarde a análise

  • Após a solicitação, o INSS analisará seu caso. Acompanhe o andamento do pedido diretamente pelo aplicativo Meu INSS.
  • O prazo para recebimento é de até 12 meses, conforme previsto em lei.

Importante: caso prefira, o beneficiário poderá fazer todo processo pela central telefônica 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h. Os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.

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