(Lucas Prates/Arquivo Hoje em Dia)
Mais do que nunca a sombrinha deve ser companheira inseparável dos moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. É que a previsão do tempo para os próximos dias é de chuva, muita chuva. A intensidade das precipitações vai oscilar entre fraca, moderada e forte, mas pelo menos até o dia 17 deve chover todos os dias, nem que sejam pancadas isoladas.
A boa notícia é que não há previsão de chuva de granizo. "A última tempestade com granizo foi provocada porque a temperatura subiu muito. Mas agora o tempo ficará fechado e essa precipitação com pedras de gelo não deve voltar a ocorrer", explicou o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na última quarta-feira (29), uma tempestade de granizo atingiu e deixou rastro de destruição em vários municípios da Região Metropolitana de BH. A cidade de Caeté, uma das mais afetadas, decretou situação de emergência após diversos moradores ficarem desabrigados.
Previsão
Nesta sexta-feira (1º) pode ocorrer pancadas fortes em BH e nas cidades vizinhas. No fim de semana as precipitações devem ser isoladas e de fraca intensidade, segundo Ladeia. Porém, a partir da semana que vem as pancadas ganham força e entre segunda-feira (4) e terça-feira (5) volta a chover de maneira continua na Grande BH.
Nos próximos três dias, os termômetros devem oscilar entre 16ºC e 24ºC e a umidade relativa do ar ficará em torno dos 80%, segundo o Centro de Climatologia TempoClima/Puc Minas.
Dezembro chuvoso
Para este mês, conforme Luiz Ladeia, do Inmet, muita água deve cair do céu. A média histórica para dezembro é de precipitações em torno dos 319 milímetros. E esse índice deve ser alcançado. "A tendência é de que o valor seja igualado", informou o especialista.