(Valéria Marques/Hoje em Dia)
A Guarda Municipal de Belo Horizonte recebeu, na manhã desta sexta-feira (31), uma viatura especial adquirida para atuar no combate à violência contra a mulher na capital. A ação faz parte de parceria entre a Prefeitura de BH, Ministério Público (MPMG) e Polícia Civil do estado.
O veículo será integrado à Patrulha de Proteção à Mulher, que está sendo criada pela guarda para oferecer atendimento humanizado e personalizado às mulheres que se encontram em situação de violência doméstica e familiar.
Segundo a coordenadora do projeto, Aline Oliveira, a necessidade de adquirir um veículo específico surgiu após as equipes notarem a quantidade de casos de violência em BH.
“Quando fazemos campanhas, vemos mulheres em situação de violência que nos procura para contar de sua situação e pedir ajuda, perguntar aonde pode pedir ajuda. Queremos ampliar os serviços que já existem à disposição das vítimas em BH’, explicou.
24 horas no 153
A nova viatura já está à disposição dos agentes. Ela vai atuar dia e noite e pode ser acionada por telefone. “A viatura vai rodar 24h por dia, ficando a disposição dos serviços. Vai rodar a cidade toda. Onde houver demanda vamos atender. Pode ser solicitada, através do 153, ou para qualquer outro agente que encontrar nas ruas”, disse Aline.
No primeiro momento, a patrulha especial vai contar apenas com esse modelo. Mas existe a expectativa de aumentar o número de veículos ainda neste ano. A unidade de segurança especial vai ter oito agentes femininas e quatro masculinos. Eles vão prestar apoio nas ocorrências e aumentar a capacidade das forças de segurança do município nas políticas públicas de proteção à mulher.