(Flavio Tavares)
O coordenador da Defesa Civil em Minas Gerais, coronel Flavio Godinho, anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (30) um novo balanço sobre os números referentes à tragédia em Brumadinho. Até o momento, 391 pessoas foram localizadas e 276 permanecem desaparecidas. Foram identificados, pelo Instituto Médico Legal (IML), 51 mortos. A lista pode ser conferida aqui.
O número oficial de corpos encontrados pelas equipes de buscas não foi divulgado pelo coronel durante a coletiva, mas o Corpo de Bombeiros informou que foram localizadas, até o momento, 84 vítimas sem vida.
O delegado de Polícia Civil Arley Bahia afirmou que a maioria dos corpos que chegou ao Instituto Médico Legal (IML) já foi identificada. “A maioria deles está chegando em estado de decomposição ou em segmentos de corpos. É preciso montar um quebra-cabeças”, afirmou.
Por isso, segundo o policial, a cada dia, o reconhecimento facial e a papiloscopia (identificação pelas impressões digitais) se tornam mais difíceis. Assim, começa nesta quarta-feira (30) uma nova dinâmica de trabalhando priorizando a identificação odontológica e via DNA.
Ainda conforme Bahia, a polícia deve começar a chamar sobreviventes para depoimentos sobre a dinâmica da tragédia. Inicialmente, cinco pessoas que estavam na área da barragem no momento do rompimento serão ouvidas. O dia, local e hora das oitivas não foram informados.
Leia mais:
Corpos de fundador da Number One e filho são identificados; enterro será às 17h em BH
'O mais difícil é lidar com a dor das famílias', diz tenente Aihara sobre rotina em Brumadinho
Brumadinho: Famílias de vítimas devem receber doação de R$ 100 mil na próxima semana
Novo balanço da Defesa Civil aponta 84 mortos e 276 pessoas desaparecidas
Peritos de Brasília se juntam a mineiros para agilizar identificação de corpos vindos de Brumadinho