São mais de 50 opções, segundo o Governo do Estado
Inscrições devem ser feitas diretamente nas escolas Os cursos são presenciais, com aulas majoritariamente no período noturno, carga horária entre 800 e 1.200 horas e duração média de um ano e meio (SEE / Divulgação)
Estudantes do ensino médio da rede estadual e egressos que buscam qualificação profissional podem se inscrever nos cursos técnicos gratuitos oferecidos em 322 escolas estaduais, distribuídas em 230 municípios. Ao todo, são mais de 13 mil vagas para o segundo semestre de 2025.
Segundo o Governo de Minas, a oferta contempla mais de 50 opções de cursos focados em empregabilidade e desenvolvimento regional, com aulas majoritariamente no período noturno, carga horária entre 800 e 1.200 horas e duração média de um ano e meio. As inscrições devem ser feitas diretamente nas escolas.
A lista das escolas que oferecem educação profissional e cursos pode ser consultada neste link. Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: educacaoprofissional@educacao.mg.gov.br.
Uma das novidades deste semestre é o curso Técnico em Administração - Empreendedorismo Juvenil (NEJ), fruto de uma parceria entre o Governo de Minas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao todo, serão 172 turmas abertas nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio.
Com uma proposta pedagógica prática e dinâmica, o curso busca desenvolver competências empreendedoras nos jovens, incentivando autonomia, criatividade, protagonismo e inovação. A metodologia ultrapassa os limites da sala de aula tradicional e prepara os estudantes para empreender em diferentes contextos sociais e econômicos.
A formação em Empreendedorismo Juvenil é um dos mais procurados entre os estudantes, seguida por cursos de Enfermagem, Informática, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Agente Comunitário de Saúde e Logística.
* Com informações da Agência Minas
Leia mais