Estudantes interessados em ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em 2023 já podem realizar o cadastro para garantir uma vaga. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula, até 30 de novembro.
Segundo o Governo de Minas, o EMTI deve chegar a 407 municípios mineiros em 2023 – atualmente são 338. Além disso, haverá aumento de 50% na oferta de vagas no modelo profissionalizante. Com a expansão, serão 720 escolas estaduais ofertando o EMTI, compreendendo mais de 100 mil vagas.
O Ensino Médio em Tempo Integral vem sendo ofertado em 591 escolas da rede, com cerca de 61 mil alunos matriculados. No ano que vem, 299 escolas terão o ensino profissionalizante, quando o estudante terá a oportunidade de concluir o Ensino Médio e um curso técnico ao mesmo tempo.
De acordo com o governo estadual, a expansão visa atender a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que idealiza que a rede estadual de ensino ofereça educação em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas, de forma a atender, 25% dos alunos.
Para se inscrever, pais, responsáveis ou o aluno maior de idade devem acessar o site do sistema de matrículas e preencher nome, data e local de nascimento, além do nome do pai, mãe ou responsável legal, entre outras informações. O candidato também deverá indicar qual é o tipo de ensino, nível e etapa que pretende cursar.
Leia Mais: