(Samuel Costa)
A partir desta sexta-feira (7), o metrô de Belo Horizonte volta a operar com horário normal. A greve dos metroviários foi suspensa nesta quinta (6), durante assembleia realizada pela categoria.
De acordo com o Sindicato dos Metroviários de MG, na próxima terça-feira (11), às 17h30, uma nova assembleia será realizada para decidir se haverá nova paralisação ou não.
A greve, iniciada em 25 de agosto, é motivada pela privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Minas, aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Desde 27 de agosto, os trens circulam com apenas 60% da capacidade.
No último domingo (2), no primeiro turno das eleições, o metrô circulou com 20 minutos de intervalo para atender aos eleitores, e o quadro de horários foi normalizado na segunda (3) e na terça (4). Na quarta (5) e nesta quinta, no entanto, houve paralisação total das atividades.
Privatização
Segundo o Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro), a privatização terá como consequências a demissão dos concursados e o aumento da passagem. Os metroviários temem a demissão de quase 1,6 mil funcionários da CBTU que atuam no Estado.
*Com informações de Pedro Melo