400 vagas

Minas lança programa de formação de examinadores de trânsito; inscrições começam na terça

Curso será ofertado pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) em parceria com a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP)

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
19/05/2025 às 12:16.
Atualizado em 19/05/2025 às 12:24
Curso irá capacitar e  desenvolver profissionais para atuação nas bancas examinadoras dos processos de habilitação de condutores em Minas (Divulgação/ Seplag)

Curso irá capacitar e desenvolver profissionais para atuação nas bancas examinadoras dos processos de habilitação de condutores em Minas (Divulgação/ Seplag)

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) lançou nesta segunda-feira (19) um novo programa de formação de examinadores de trânsito para capacitar e  desenvolver profissionais para atuação nas bancas examinadoras dos processos de habilitação de condutores de veículos automotores em Minas.

As inscrições começam nesta terça-feira (20) e ficam abertas até o dia 5 de junho. Para se inscrever, o profissional deve acessar o Sistema Acadêmico da Escola de Governo. A lista dos servidores que tiverem as inscrições efetivadas será divulgada no site www.transito.mg.gov.br.

Conforme a Seplag, a iniciativa irá formar cadastro de reserva e renovar o quadro atual de examinadores de trânsito. O curso será ofertado pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) em parceria com a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP), e prevê até 420 vagas.

Das vagas, 400 são para servidores efetivos da carreira de Professor de Educação Básica em exercício nas Superintendências Regionais de Ensino – Metropolitanas A, B e C.

As outras 20 vagas são exclusivas para servidores das unidades administrativas da CET-MG. “Estamos, aos poucos, reescrevendo e simplificando todos os serviços de trânsito em Minas Gerais. Muitas etapas foram digitalizadas e, agora, damos início a uma importante frente de atuação, que irá melhorar os exames da formação de condutores em todo o estado”, afirma o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas.

Metodologia

A capacitação possui método de ensino baseado em metodologias ativas de aprendizagem. Além disso, busca assegurar que os examinadores de trânsito formados desenvolvam competências essenciais para o exercício de suas funções nos processos de habilitação, renovação, reabilitação e controle do condutor.

Curso de formação

Ao todo, o curso tem 220 horas-aula, com conteúdo teórico e partes práticas vivenciais O processo de formação também contempla uma avaliação psicológica para fins pedagógicos, frequência mínima de 75% e avaliação com aproveitamento mínimo de 70%, em cada módulo.

Leia mais: 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por