Segundo o Inmet, 550 municípios mineiros podem ter umidade do ar abaixo de 12%
(Reprodução/Inmet)
Minas tem cidades sob alertas de baixa umidade e tempestades com granizo nesta terça-feira (9). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 550 municípios mineiros podem ter umidade do ar abaixo de 12%.
Esse nível é considerado alarmante e está bem abaixo do ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50%. Para se ter uma ideia, a umidade do ar no deserto do Saara, no Norte da África, varia entre 14% e 20%.
No entanto, outras seis cidades foram alertadas sobre a possibilidade de tempestade de até 30 mm, com queda de granizo e ventos de até 60km/h.
Para conferir as cidades em alerta, clique aqui.
Belo Horizonte, que está na faixa de alerta para baixa umidade do ar, tem previsão de dia com tempo seco e altas temperaturas. De acordo com a Defesa Civil municipal, a capital terá céu claro a parcialmente nublado, com a umidade relativa do ar em queda acentuada durante a tarde.
A temperatura mínima registrada foi de 13,7°C, mas a máxima estimada pode chegar a 31°C. O grande alerta, no entanto, é para a umidade relativa mínima do ar, que deve ficar em torno de 20% no período da tarde.
A Defesa Civil reforça a importância de cuidados básicos para a saúde e bem-estar da população em dias de tempo seco. A baixa umidade pode causar problemas respiratórios e ressecamento da pele. Confira as orientações:
Recomendações para tempestades de granizo e vandaval: