Mais de 27 mil pessoas foram internadas no Estado
(Fernando Frazão / Agência Brasil / Divulgação)
Já chega a 438 o número de mortes em Minas por síndromes respiratórias agudas graves (SRAGs). Além dos óbitos, 27.408 pessoas precisam ser internadas, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os números reforçam o grave momento enfrentado no território mineiro, que está em situação de emergência.
Conforme a SES, a maior parte das hospitalizações ocorre em crianças de até 1 ano e idosos acima de 60. Em 2024, foram contabilizadas 97.488 internações e, de janeiro a abril, 862 óbitos.
Diante do cenário em 2025, as autoridades pedem às pessoas - principalmente as incluídas no público-alvo da campanha de vacinação - que compareçam aos postos de saúde para receber a dose contra a gripe. O Dia D ocorre neste sábado.
Mais de 600 municípios mineiros estão confirmados para realizar ações. No entanto, segundo a SES, a expectativa é que todas as 853 cidades entrem na mobilização.
"Estamos no período sazonal da gripe e a vacinação é fundamental para prevenir formas graves da doença. A mobilização envolve prefeituras, unidades de saúde e vacimóveis para facilitar o acesso da população", destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.
Na capital mineira, a vacinação contará com ponto especial no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, em ação conjunta com a Prefeitura da capital. “Levem seus cartões de vacina e aproveitem a oportunidade para se proteger”, reforça Prosdocimi.
Em Minas, a maioria dos idosos, gestantes e crianças não foi aos postos de saúde para receber gratuitamente a vacina contra a gripe. Após mais de um mês do início da campanha, apenas 18,83% desses grupos incluídos no público-alvo da imunização receberam a dose. A meta de cobertura vacinal é 90%.
O dado de 7 de maio consta no painel do Ministério da Saúde e foi informado nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Conforme a pasta, foram aplicadas 1.659.685 doses aem Minas. A população-alvo é de 5.673.527 pessoas.
Leia mais: