O envio do pedido de registro de candidatura pela internet deve ser feito até as 8h de amanhã. Já a oficialização por pen drive, de forma presencial, pode ser feita até as 19h do mesmo dia
(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Partidos, coligações e federações têm até quinta-feira (15) para registrar candidatos que concorrerão aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores de Belo Horizonte nas eleições municipais de 2024. Até o momento, dos dez pré-candidatos escolhidos em convenções partidárias na capital, oito nomes registraram a candidatrua na disputa pela prefeitura.
As primeiras candidaturas registradas foram a do atual prefeito Fuad Noman (PSD) e de Indira Xavier (UP). Depois, Gabriel Azevedo (MDB) e Wanderson Rocha (PSTU) apresentaram os dados ao pleito.
Na manhã de segunda-feira (12), Duda Salabert (PDT) e Mauro Tramonte (Republicanos) foram registrados na corrida eleitoral. Depois, Carlos Viana (Podemos) e Rogério Correia (PT) foram regularizados.
Dos pré-candidatos, apenas Bruno Engler (PL) e Lourdes Francisco (PCO) ainda não registraram a candidatura.
O envio do pedido de registro de candidatura pela internet deve ser feito até as 8h de amanhã. Quem perder o horário pode entregar o arquivo em um pen drive com os documentos de forma presencial, diretamente na sede do cartório eleitoral, até as 19h do mesmo dia.
Atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) irá tentar a reeleição em 2024 pela coligação “BH Sempre em Frente”, formada pelos partidos Solidariedade, União Brasil, PRD, Agir, Avante, e a federação entre PSDB e Cidadania. O candidato tem o vereador Álvaro Damião (União Brasil) como vice.
Indira Ivanise Xavier, de 40 anos, será a candidata à prefeitura de Belo Horizonte pelo partido Unidade Popular (UP). A candidata tem Geraldo Neres (UP) como vice-prefeito na chapa.
Atual presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo irá concorrer pela coligação MDB/PSB, denominada “Teto, Trabalho e Transporte”. O candidato tem Paulo Brant (PSB) como vice na chapa.
O professor Wanderson Rocha vai concorrer à prefeitura pelo partido Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado. O candidato tem Andréa Ferreira, também do PSTU, como vice na chapa.
A deputada federal Duda Salabert será a candidata do Partido Democrático Trabalhista (PDT) para a PBH. Ela terá como vice o Professor Francisco Foureaux, também do PDT.
O deputado estadual Mauro Tramonte teve a candidatura registrada pela coligação “A Voz do Povo”, composta pelo Republicanos e pelo Partido Novo. A vice na chapa é Luisa Barreto (Novo). No início, a ex-Secretária de Planejamento e Gestão do Governo de Minas era cotada para ser a candidata do Novo nas eleições, mas se aliou a Tramonte e concorrerá à vice-prefeitura.
A candidatura de Carlos Viana para a PBH foi registrada pela coligação “MÃOS À OBRA, BH!”. O candidato terá Renata Rosa (Podemos) como vice. Contudo, antes do registro, Viana havia anunciado que a vice seria Cristiane Pereira, mais conhecida como Kika da Serra.
O deputado federal Rogério Correia será o candidato da coligação “BH DA ESPERANÇA”, formada pelo PT, PC do B, PV, PSOL, REDE e PCB. Como vice, o candidato terá Bella Gonçalves, do PSOL.