Bem-vinda, Maya!

Onça-pintada de 10 meses é a nova moradora do Zoológico de BH; espécie vive ameaça de extinção

Felina está em quarentena, período no qual o animal fica em um local reservado, sem acesso ao público

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
29/04/2025 às 17:43.
Atualizado em 29/04/2025 às 17:54
Maya pertence ao Programa de Conservação ex situ de Onça-Pintada do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (Divulgação/PBH)

Maya pertence ao Programa de Conservação ex situ de Onça-Pintada do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (Divulgação/PBH)

Uma onça-pintada de 10 meses, espécie do Cerrado brasileiro, é a nova moradora do Zoológico de Belo Horizonte. Maya estava no Animália Park de Cotia, em São Paulo, onde nasceu em 3 de junho do ano passado. Pesa aproximadamente 35 quilos.

A onça-pintada aparece nas listas vermelhas de espécies ameaçadas de extinção nas categorias “quase ameaçada” e “vulnerável”, o que indica enfrenta risco de extinção em curto prazo no Brasil.

Maya é saudável e possui um temperamento tranquilo e interativo, além de se alimentar bem, interagir com o que é ofertado e gostar muito de brincar. Ela está em quarentena, período no qual o animal fica em um local reservado, sem acesso ao público. Esse procedimento é obrigatório e essencial para confirmar que o animal está saudável e facilitar a integração ao novo ambiente.

“Além da observação cotidiana, durante um período médio de 30 dias, a onça Maya passará por um check-up completo, com exames de fezes, sangue, urina, raio x e ultrassom, de modo a garantir que encontra-se em perfeito estado de saúde e não representa risco de introdução de nenhuma doença para os animais do Zoo, antes de ser incorporada ao plantel e liberada para o seu recinto de exposição”, explica o médico veterinário e gerente do Hospital Veterinário do Jardim Zoológico, Carlyle Mendes Coelho.

Maya será acompanhada diariamente pela equipe de veterinários e biólogos que monitoram a saúde dela, com a realização de uma série de exames, e também avaliam comportamento e adaptação.

“O Zoo de BH possui experiência e reconhecimento nacional nos cuidados com os animais, o que foi um ponto importante para a definição do ICMBIO em nos direcionar esse espécime. Como é de amplo conhecimento, a onça-pintada é um animal ameaçado, infelizmente integrando a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção. Após direcionamento do órgão ambiental, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica não mediu esforços para receber Maya em nosso plantel. A onça-pintada é um animal belíssimo e o maior felino das Américas, que após o período de quarentena, poderá ser vista pelos belo-horizontinos”, contou a bióloga e diretora da Zoobotânica, Sandra Cunha.

A última onça-pintada que o Zoológico de BH teve sob os cuidados foi Janis, que faleceu em 2023, com 19 anos de idade. Ela já havia superado a expectativa de vida da espécie, cuja média sob cuidados humanos é de 17 a 18 anos e, na natureza, entre 12 e 15 anos. Atualmente, estão sob os cuidados do Zoo quatro onças pardas.

Maya pertence ao Programa de Conservação ex situ de Onça-Pintada do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que, através do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Instituto e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), possibilitou a vinda para o Zoológico de BH, membro da Associação e signatário do Programa. 

Leia mais

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por