Ubaí

PF resgata trabalhadores em condições degradantes em carvoarias clandestinas no Norte de Minas

PF vai apurar um eventual crime de redução à condição análoga à escravidão

Bernardo Haddad
@_bezao
23/07/2025 às 10:18.
Atualizado em 23/07/2025 às 11:39
Todos os trabalhadores foram encaminhados para suas cidades de origem (Divulgação/ PF)

Todos os trabalhadores foram encaminhados para suas cidades de origem (Divulgação/ PF)

Uma operação da Polícia Federal (PF) libertou 18 trabalhadores que se encontravam em condições análogas à escravidão em quatro carvoarias clandestinas e alojamentos precários em uma fazenda na zona rural de Ubaí, no Norte de Minas. Entre os resgatados, estava um idoso de 64 anos. A ação policial ocorreu na terça-feira (22), com as informações sendo divulgadas nesta quarta-feira (23).

De acordo com a PF, os trabalhadores viviam em alojamentos sem fornecimento de água potável, com higiene extremamente precária, alimentação insuficiente e sem acesso a equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para o trabalho nas carvoarias.

Após o resgate, os trabalhadores foram encaminhados para suas cidades de origem. Os proprietários do imóvel onde as carvoarias estavam localizadas alegaram que as terras haviam sido arrendadas para terceiros.

Os responsáveis pelas condições de trabalho foram notificados pelas autoridades e estarão sujeitos a multas administrativas. Além disso, deverão arcar com a rescisão dos contratos de trabalho dos resgatados e com os encargos trabalhistas devidos.

A Polícia Federal informou que irá apurar o possível cometimento do crime de redução à condição análoga à de escravo, conforme a legislação brasileira.

Leia mais: 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por