PROTEÇÃO ANIMAL

Prazo para consórcios aderirem a edital de microchipagem de cães e gatos termina na sexta-feira

Iniciativa do governo estadual oferece até 8 mil microchips e leitores eletrônicos para uso em municípios de Minas

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
07/07/2025 às 18:18.
Atualizado em 07/07/2025 às 18:33
Programa “Conheça Seu Amigo”, do Governo de Minas, incentiva microchipagem de cães e gatos como medida de proteção e bem-estar animal. (Semad-MG/Divulgação)

Programa “Conheça Seu Amigo”, do Governo de Minas, incentiva microchipagem de cães e gatos como medida de proteção e bem-estar animal. (Semad-MG/Divulgação)

Termina nesta sexta-feira (11) o prazo para que consórcios intermunicipais de Minas participem do edital que distribui microchips e leitores eletrônicos para identificação de cães e gatos. A iniciativa faz parte do Programa Estadual “Conheça Seu Amigo”, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG).

Ao todo, o edital prevê o repasse de até 8 mil microchips e dois leitores eletrônicos por consórcio selecionado. A identificação dos animais deve estar obrigatoriamente vinculada à castração e ao registro das informações no Sistema Estadual de Identificação de Animais Domésticos.

Podem participar consórcios públicos formalmente constituídos que já realizem ações de controle populacional de animais, como campanhas de castração. A proposta e a documentação exigida devem ser enviadas em formato PDF para o e-mail: fauna.domestica@meioambiente.mg.gov.br.

Como contrapartida, os consórcios contemplados deverão promover castrações dos animais microchipados, realizar ao menos um evento anual de adoção e organizar, com apoio da Semad, um seminário regional sobre políticas públicas de bem-estar animal.

Segundo o Governo de Minas, a seleção será feita com base em critérios técnicos, com prioridade para propostas que apresentem maior abrangência territorial, experiência comprovada em castração, atuação em saúde básica animal (como vacinação e atendimentos clínicos) e participação no Programa Prodevida, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

*Com informações de Agência Minas

Leia mais:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por