Há risco de “Perigo” (laranja) e “Perigo Potencial” (amarelo)
(Hoje em Dia)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos colocando todos os 853 municípios mineiros em alerta para chuvas intensas e tempestades ao longo desta quinta-feira (22). Segundo o instituto, há risco de “Perigo” (laranja) e “Perigo Potencial” (amarelo).
As cidades que estão em alerta laranja podem registrar ventos intensos de até 100 km/h e chuva entre 50 e 100 milímetros por dia (mm/dia).
Já as que estão em alerta amarelo, podem receber ventania de até 60 km/h, além de precipitação entre 30 mm/dia e 50 mm/dia.
Em ambos alertas existe a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em Belo Horizonte, a previsão da Defesa Civil indica que nesta quinta-feira (22), o céu fica nublado com chuvas, por vezes fortes, com possíveis raios e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima foi de 18,7 °C a máxima estimada é de 26 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 70%, à tarde.
Segurança
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, o correto é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. E não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Se possível, as pessoas devem desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Índice pluviométrico
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar: