Título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade dado ao modo de fazer queijo deve contribuir para divulgação dos passeios nas propriedades rurais
UBERLÂNDIA - Turistas que visitam cidades da Rota do Queijo Minas Artesanal têm a chance de ver de perto todas as etapas da cadeia de produção. Nas queijarias das fazendas, acompanham o jeitinho único e mineiro - agora Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade - de fazer a iguaria. A expectativa dos responsáveis pelos passeios é que experiência cultural e gastronomica seja ampliada a partir da chancela internacional dada pela Unesco, atraindo cada vez mais pessoas, inclusive estrangeiros.
Visitantes percorrem a propriedade, conhecem a sede da fazenda e passam por plantações, currais e bezerreiros, além de apreciar um café da manhã (Michael Martins)
Na zona rural de Uberlândia, as fazendas Aprazível e Rio das Pedras estão entre as que oferecem a experiência. Por questões sanitárias, vários cuidados são levados em conta durante o tour guiado. O acesso à área de produção, por exemplo, é limitado.
Além disso, o passeio não se resume aos locais onde os queijos são produzidos. Os visitantes percorrem a propriedade em caminhonetes, conhecem a sede da fazenda e passam por plantações, currais e bezerreiros, além de apreciar um café da manhã.
“As pessoas estão cada vez mais à procura de turismo de experiências, e é justamente dessa forma que as pessoas conseguem viver as experiências gastronômicas, bem como saber como é feito o queijo. Entender a cadeia produtiva do produto. Acredito que depois dessa visibilidade que o queijo está ganhando esse tipo de turismo será mais procurado”, afirma o queijeiro Thiago Borges, da Fazenda Aprazível.
Fazenda Rio das Pedras (Queijaria Gomes)
Atendimento aos finais de semana e feriados
Das 9h até 11h
Valor: R$ 45
Contato: (34)99866-8575.
Fazenda Aprazível (Queijaria Ouro das Gerais)
Atendimento aos finais de semana
Das 14h as 18h
Valor: R$ 120
Contato: (34) 99126-4233
* Viajou a convite do Governo de Minas
Leia mais: