Polêmica da Stock Car

'Queremos transparência', afirma ambientalista contrária a realização da Stock Car no Mineirão

Grupo reclamou também de falta de diálogo da organização do evento

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
01/03/2024 às 11:43.
Atualizado em 01/03/2024 às 12:01
Grupo pede mais transparência e diálogo (Valéria Marques/Hoje em Dia)

Grupo pede mais transparência e diálogo (Valéria Marques/Hoje em Dia)

Integrantes de grupos contra a realização da Stock Car no entorno do Mineirão realizaram um protesto em frente à Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), na avenida João Pinheiro, região Central,  nesta sexta-feira (1). A entidade recebeu hoje os organizadores do evento para prestarem esclarecimentos sobre a polêmica que envolve a realização da prova na capital.

Na última semana, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) aprovou o corte de 63 árvores para a realização da Stock Car. Na quarta-feira (28), a Prefeitura de BH começou a realizar a supressão na avenida Coronel Oscar Paschoal, o que causou revolta em moradores da região e integrantes de movimentos de proteção ao meio ambiente. Cátia Lopes, representante do grupo “Stock Car no Mineirão Não”, cobrou mais transparência do poder público e da organização do evento.

“Nós queremos a apresentação dos documentos. Que nos apresentem o estudo locacional, as conclusões onde o Mineirão seria o local de menor impacto. Queremos também o plano de manejo dos animais, tanto das aves como dos silvestres que são da responsabilidade da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte”, afirmou.

Além da suposta falta de transparência, os manifestantes também reclamam da falta de diálogo. O doutorando em ecologia Marcelo Dias, de 39, afirma que a organização não consultou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para a escolha do local, e reclama de prepotência dos responsáveis pelo evento.

“Atitude totalmente prepotente de acharem que poderiam fazer um evento desse porte sem conversar com a vizinhança, que é simplesmente a maior universidade federal do país, né? Os carros da Stock Car não são qualquer veículo, não se trata de qualquer evento, né? Até eles descobrirem que ali não é local de corrida, eles vão causar muito dano e transtorno”, afirmou.  

A reportagem do Hoje em Dia procurou a PBH e a organização do evento e aguarda retornos.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por