Primeiro fim de semana de operação dos novos equipamentos registrou média de 42 condutores multados por hora
Radares estão espalhados em oito pontos da BR-040 (Divulgação/ EPR Via Mineira)
Só no primeiro fim de semana em funcionamento, os oito novos radares instalados na BR-040, entre Belo Horizonte e Nova Lima, flagraram nada menos que 3.080 motoristas acima da velocidade permitida. O número é praticamente o mesmo registrado no período em que os aparelhos estavam em teste. No entanto, os condutores que desrespeitaram os limites entre sexta-feira (18) e domingo (20) agora serão multados.
O balanço dos primeiros dias de operação dos equipamentos foi informado nesta quinta-feira (24) pela EPR Via Mineira, concessionária que administra a estrada. Lá, os limites de velocidade variam de 60 km/h a 100 km/h.
Conforme a empresa, a definição dos locais para instalação dos equipamentos levou em conta as características do tráfego, o fluxo de veículos, a proximidade com áreas urbanas, a geometria da via e o histórico de acidentes.
Para se ter uma ideia dos abusos cometidos pelos motoristas que insistiram em pisar no acelerador, colocando em risco a própria vida e dos demais condutores que passavam pela rodovia, as mais de 3 mil multas em apenas três dias representam uma média de 42 autuações por hora.
"Os números reforçam a importância de iniciativas que estimulam comportamentos mais seguros nas rodovias, ajudando a preservar vidas e a promover uma convivência mais harmoniosa no trânsito", informou a EPR Via Mineira, que ainda destacou que o excesso de velocidade está entre as principais causas de acidentes com vítimas.
Leia mais: