(Ricardo Bastos/Hoje em Dia)
O secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, Sérgio Barboza Menezes, vai se reunir com os secretários dos estados de São Paulo e Espírito Santo e com o ministro da Justiça, Torquato Jardim, nesta quinta-feira (22). De acordo com o Ministério, o encontro acontece na capital paulista, sem horário e local definidos.
A conversa deve definir como será feito o controle das fronteiras entre os estados, por conta da decisão do governo Federal em intervir na segurança pública do Rio de Janeiro. A preocupação é com os efeitos da medida e uma possível fuga de criminosos do Rio para os estados vizinhos.
Procurada, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) de Minas apenas confirmou, por meio de nota, a participação do secretário na reunião.
Reforço
Na manhã desta segunda-feira (19), o comandante-geral da Polícia Militar de Minas, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, afirmou que a corporação irá reforçar o policiamento na divisa de Minas com o Rio de Janeiro, a fim de evitar a migração de criminosos para o Estado.
Polícia Civil
Os chefes das Polícias Civis de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo se reuniram para avaliar possíveis consequências da intervenção no Rio de Janeiro. Planos de inteligência integrados entre os três estados, assim como viabilizar o intercâmbio de informações entre as polícias, e facilitar operações interestaduais, têm sido considerados.
Conforme a nota enviada pela corpotação, um novo encontro deve acontecer no Rio de Janeiro, mas detalhes ainda não foram definidos.