Holandesa Celeste Plak e a dominicana Yonkaira Peña estarão na Olimpíada
Dominicana Yonkaira Peña e holandesa Celeste Plak estarão nos Jogos Olímpicos (Montagem - Reprodução/ Instagram)
Além dos representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Minas Tênis Clube também terá duas estrangeiras disputando a competição que começa na próxima sexta-feira (19). A holandesa Celeste Plak e a dominicana Yonkaira Peña brigam por medalhas no vôlei feminino.
Recém-contratada pelo Gerdau Minas, a ponteira Celeste Plak está entre os 13 nomes selecionados pelo técnico Felix Koslowski para representar a seleção holandesa na capital francesa.
Natural de Tuitjenhorn, na província da Holanda do Norte, Plak iniciou sua trajetória na modalidade defendendo o time holandês Alterno Apeldoorn. Em 2014, foi contratada pelo Bergamo, da Itália, e fez história ao se tornar a primeira negra a defender a seleção feminina de vôlei do país. Dois anos depois ela fez a estreia nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Naquela ocasião, terminou em 4º lugar após perder a disputa do bronze para os Estados Unidos.
"É uma honra representar meu país pela segunda vez. Estar na disputa do Jogos Olímpicos é algo mágico, o pódio mais alto da carreira de um atleta. Foi uma corrida difícil, longa e intensa para nos classificarmos, mas conseguimos. Agora lutaremos com honra pelo nosso país", disse a holandesa.
De lá pra cá, a ponteira anexou em currículo as boas atuações por clubes italianos, japoneses e turcos. Na temporada 2024/25, ela veste a camisa do atual campeão da Superliga, o Gerdau Minas.
"Quanto à expectativa de medalhas, há muitas equipes fortes no nosso grupo. Para nós o importante é jogar jogo a jogo e tentar superar o nosso nível. Podemos surpreender os adversários com a nossa resiliência, espírito de luta e esforço de equipe", completou.
A seleção holandesa já conheceu os rivais na primeira fase das Olímpiadas. O time integra o grupo C junto com Itália, República Dominicana e Turquia. A estreia está marcada para 29 de julho (segunda-feira), às 4h, diante das turcas.
Outra estrangeira do Minas que irá para a Olimpíada de Paris 2024 é a dominicana Yonkaira Peña. A ponteira está entre os 13 nomes selecionados pelo técnico brasileiro Marcos Kwiek para defender o vôlei feminino da República Dominicana na capital francesa.
Natural de Santo Domingo, Peña passou por equipes da Polônia, Turquia e Japão antes de se firmar no voleibol brasileiro. Defendeu o Sesc RJ Flamengo na temporada 2017/18 e retornou ao time do técnico Bernardinho em 2021. Naquele ano foi eleita a melhor ponteira da Superliga 2021/22.
A ponteira de 31 anos e 1,90m estendeu seu vínculo com o Gerdau Minas pela terceira temporada consecutiva. Desde que chegou ao clube mineiro, conquistou uma Superliga (2023/24), um Sul-Americano (2024), uma Supercopa (2023), uma Copa Brasil (2023) e um Campeonato Mineiro (2022).
Peña esteve presente no último ciclo olímpico, em Tóquio, e ,naquela ocasião, terminou a campanha na 8ª colocação. No último domingo (30/6), a seleção dominicana venceu o Final Six da Norceca, torneio que reúne as potências da América do Norte, Central e Caribe.
"Vai ser minha segunda Olimpíada e estou muito feliz de ter conseguido a vaga para disputar de novo. É uma competição que todo atleta quer ir, é um sonho. Então estou feliz demais e vamos lutar por uma medalha", disse.
A República Dominicana integra o grupo C, junto com Itália, Turquia e Países Baixos. A estreia em quadra será contra as italianas, às 4h do dia 28 de julho.