(Reprodução/Me Representa)
O app faz uma série de perguntas ao eleitor para ajudá-lo a encontrar candidatos a vereador com propostas voltadas para os direitos humano. O questionário foi criado pelas campanhas #VoteLGBT e #AgoraéQueSãoElas, além da Rede Feminista de Juristas (#DeFEMde), a Rede Nossas Cidades, a ONG CFEMEA e o grupo LGBT Brasil.
Para filtrar os candidatos com o perfil do eleitor, o usuário deve responder a 14 perguntas sobre pautas relativas à construção das igualdades de gênero, racial e de orientação sexual, que também foram respondidas pelos candidatos que concorrem à uma vaga na Câmara Municipal de qualquer cidade do Brasil.
No entanto, em algumas localidades a plataforma ainda não está funcionando.
Confira o vídeo que explica o funcionamento da plataforma:
O resultado da enquete mostra para os eleitores os candidatos de acordo com a concordância em relação às pautas de direitos humanos, mas também considera os partidos da coligação. Isso porque, nas eleições do legislativo, os votos não são exclusivos da candidatura e serão, também, direcionados aos demais da coalizão.
Por isso, os criadores da plataforma aconselham atenção e disponibilizam exemplos de quem pode se beneficiar com os votos que o candidato receber. É possível, ainda, encontrar uma avaliação de cada partido em relação às pautas de direitos humanos. Para obter mais informações sobre os políticos, basta clicar no que lhe interessa.
Para melhorar a relevância da pesquisa, em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Salvador e Campinas, equipes de voluntários estão fazendo uma busca ativa junto a todos os candidatos. Assim, a análise do perfil dos candidatos, partidos e coligações em relação a essas pautas será melhor exposta ao eleitor.
Leia mais:
Voto nulo não invalida eleição, explica cientista político
Partidos unidos por Eduardo Cunha podem ir para o 2º turno em 16 capitais
Eleitor poderá justificar ausência na Rodoviária de BH e no Aeroporto de Confins
Resolução proíbe venda de bebida alcoólica de 6h às 18h neste domingo
Outros projetos
O "Vereadores Que Queremos" é uma espécie de vitrine para os candidatos que dialogam com temas relacionados a um vereadores de cerca de 35 cidades do Brasil, de partidos como PSOL, PT, PC do B, PSB, entre outros.
PSDB e PSC.