Simone Tebet (MBD) declarou que é a favor de manter a Petrobrás como estatal e fazer o que é bom para o povo (Reprodução/TV Globo)
No terceiro bloco do debate dos presidenciáveis, mediado por William Bonner e transmitido pela Rede Globo nesta quinta-feira (29), Luiz Felipe D’Ávila (Novo) perguntou para Simone Tebet (MDB) sobre privatizações. O bloco tem tema livre e a ordem foi decidida por sorteio.
“Divergimos um pouco nessas questões, pois eu tenho a proposta de privatizar as estatais, como a Petrobrás, e a senhora não pensa assim”, disse.
Simone então respondeu que “a visão deles é comum”.
“Precisamos de um Estado necessário para gerir a vida das pessoas, buscando a iniciativa privada para melhorar a vida das pessoas. Algumas estatais são da essência da vida pública. A Caixa, por exemplo, banca a construção de casas para quem ganha até um salário mínimo de meio. Portanto, vamos privatizar aquelas deficitárias e manter aquelas que estão dando certas”, respondeu.
D’Ávila apontou que “a privatização aumenta a concorrência."
“Temos que privatizar a Petrobrás, que foi vítima de um dos maiores esquemas de corrupção da história do país”, apontou.
Simone então respondeu que “o esquema da Petrobrás serviu como esquema de compra de votos.”
“Apesar disso, a Petrobrás rendeu nos últimos três anos R$ 440 bilhões para saúde e educação. Hoje, ela seria vendida por R$ 600 bi. Então sou a favor de manter a Petrobrás como estatal e fazer o que é bom para o povo”, arrematou.