(Valter Campanato/Agência Brasil)
Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição para presidente do Brasil, demonstrou desconforto ao ser questionado sobre o aumento do desmatamento ambiental durante seu governo.
Questionado pela jornalista Renata Vasconcellos, Bolsonaro afirmou que incêndios são comuns. E citou as recentes ondas de chamas na Europa e os históricos incêndios na Califórnia, nos Estados Unidos.
“Por que não se fala da França, de Portugal, da Espanha? Califórnia pega fogo todo ano. No Brasil não é diferente”, afirmou. A jornalista, no entanto, ponderou que incêndios por causas naturais diferem de desmatamento.
Bolsonaro, então, afirmou que incêndios no Pantanal são comuns. “A Amazônia é do tamanho da Europa Ocidental. Você pensa que fiscalizar e evitar pegar fogo é assim [fácil]?”, prosseguiu.
Vale lembrar que o então ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles chegou a defender em uma reunião que o governo devia aproveitar a atenção da imprensa para a pandemia para “passar a boiada” na desregulamentação de leis ambientais.
Bolsonaro, na sabatina incluiu Salles nos elogios que fez aos seus ministros. E respondeu aos entrevistadores, ao ser questionado sobre o desmatamento, que tentou aprovar a regularização fundiária, mas não teve apoio da Câmara Federal.
Bolsonaro também disse que, se eleito, tentará “mudar a imagem” do Brasil como país desmatador, mas opinou: “Não é isso tudo que falam”.