O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) quer suspender a retomada do uso de máscaras em aeronaves e aeroportos brasileiros. O parlamentar se juntou a outros deputados bolsonaristas para apresentar um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeitos da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgada nessa quarta-feira (23), que volta com a obrigatoriedade do equipamento de proteção facial em portos e aeroportos.
Segundo Eduardo Bolsonaro, "a Anvisa ignorou parecer técnico científico e a decisão foi política e não houve discussão com a sociedade" antes da determinação. Na justificativa do PDL apresentado na Câmara dos Deputados, o retorno da obrigatoriedade das máscaras é considerado "ineficiente". Os parlamentares desconsideram argumentos e nota técnica da própria Anvisa, que foi usada em agosto deste ano para desobrigar o uso da proteção facial.
Em resposta, a Vigilância Sanitária afirmou que o recente aumento dos casos de Covid-19 justificaria o retorno das máscaras. "A exigência é retomada devido ao cenário epidemiológico atual. A medida começa a valer na sexta-feira (25)", afirmou a agência.
Vacinação
Na manhã desta quinta-feira (24), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma reunião com especialistas para debater medidas e ações necessárias para manter sob controle a pandemia de Covid.
Em uma rede social, o Lula afirmou que irá retomar os investimentos no Programa Nacional de Imunizações. "Vamos trazer de volta o Zé Gotinha e fazer do Brasil mais uma vez referência mundial em vacinação".
Leia Mais: