No entanto, ele sugere um trajeto diferente para as bicicletas do que idealizado e iniciado pela atual gestão
(BHTrans/Divulgação)
Usuário da bicicleta elétrica como meio de transporte em BH, o candidato à prefeitura pelo MDB, Gabriel Azevedo, acredita que é possível ampliar as ciclovias da capital. Mas, segundo ele, o trabalho não deve começar pela região central.
"Eu, enquanto vereador, destinei emendas parlamentares para aumento da mobilidade por bicleta. Uma delas é o estudo da micromobilidade na Pampulha. Vejo aquela região como uma que não tem o aproveitamento total", afirmou Gabriel, durante sabatina do Hoje em Dia nesta sexta-feira (6).
Sobre o atual projeto, na avenida Afonso Pena, ele faz ressalvas. "Ano passado, me chamaram para apresentar o projeto da Afonso Pena e eu falei que discordava por algumas razões".
Entre os motivos, ele cita o trajeto que considera ser o ideal. "Ela vem pela (faixa da) esquerda, passa pela rua dos Caetés, São Paulo e chega no Parque do Municipal, onde já tem um espaço enorme. A ciclovia iria até a (rua) Professor Morais, onde já tem uma, e segue até a (avenida do) Contorno. Segue para a (rua) Grão Mogol, (avenida) Uruguai e chega na (avenida) Bandeirantes. É um trajeto mais ameno", sugere.
Valorizar a avenida Afonso Pena também é um dos planos do candidato do MDB.
"Quero tirar o excesso de ônibus da Afonso Pena, colocar faixas do VLT nas duas pistas centrais preservado árvores e voltar a ter avenida com vitrines, restaurantes, como várias cidades do planeta já fizeram", destacou, citando a Champs Elysees, em Paris, e avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro.
Em pesquisa divulgada pelo Instituto Sigdados nesta semana, Gabriel Azevedo (MDB) aparece na 7ª posição na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. O candidato do MDB possui 2,3% das intenções de voto.
O presidente da Câmara Municipal está atrás de Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera a briga com 28,5% das intenções de voto, seguido por Duda Salabert (PDT) com 11,2%, Bruno Engler (PL) com 11%, Fuad Noman (PSD) com 9,4%, Carlos Viana (Podemos) com 8% e Rogério Correia (PT) com 6,2%.
Gabriel Azevedo é o atual presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O candidato do MDB tem 38 anos, nasceu e cresceu em BH, e mora no Centro da cidade. É advogado, empresário, jornalista, publicitário e professor universitário. Tem pós-graduação em Competitividade Global nos Estados Unidos e mestrado em Cidades pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres.
Todas as sabatinas com os candidatos à PBH promovidas pelo Hoje em Dia começam às 14h30, com duração de 30 minutos. Os candidatos têm a chance de abordar as principais propostas para a cidade e serão questionados sobre temas sensíveis à capital, como saúde, mobilidade, população de rua e investimentos.
Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT) e Rogério Correira (PT) participaram das sabatinas promovidas pelo Hoje em Dia, na segunda, terça e quarta, respectivamente.
09/09 - Wanderson Rocha (PSTU)
10/09 - Carlos Viana (Podemos)
11/09 - Lourdes Francisco (PCO)
12/09 - Fuad Noman (PSD)
13/09 - Indira Xavier (UP)