Assembleia-Geral da ONU

Trump critica ONU e afirma que poderia ganhar Nobel da Paz

Em discurso, presidente dos EUA exaltou seu próprio governo

Agência Brasil
23/09/2025 às 13:43.
Atualizado em 23/09/2025 às 13:55
Presidente dos Estado Unidos dedicou a maior parte do seu discurso para exaltar feitos de seu governo e criticar a atuação das Nações Unidas (JONATHAN ERNST)

Presidente dos Estado Unidos dedicou a maior parte do seu discurso para exaltar feitos de seu governo e criticar a atuação das Nações Unidas (JONATHAN ERNST)

O presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, dedicou a maior parte do discurso na abertura da Assembleia-Geral da ONU, nesta terça-feira (23), para exaltar feitos de seu governo e criticar a atuação das Nações Unidas.  

“A ONU tem grande, grande potencial. Mas não está nem perto desse potencial”, disse. 

Segundo Trump, seu governo encerrou um total de sete conflitos envolvendo, dentre outros países, Camboja, Tailândia, Kosovo, Sérvia, Congo, Ruanda, Paquistão, Índia, Irã, Egito, Etiópia e Azerbaijão. Afirmou que “todos dizem” que ele deveria ganhar o Prêmio Nobel da Paz por cada uma dessas conquistas.  

“É uma pena que eu tive que fazer essas coisas no lugar de as Nações Unidas terem feito. Infelizmente, em todos os casos, as Nações Unidas sequer tentaram ajudar. Em nenhum deles. Encerrei sete guerras, conversei com líderes de cada um desses países e nunca sequer recebi uma ligação das Nações Unidas oferecendo ajuda para finalizar os acordos”, citou. 

Trump ironizou ainda uma escada rolante do prédio da sede da ONU que parou de funcionar quando ele subia e o teleprompter (dispositivo que exibe o script a ser lido) da tribuna que não estaria funcionando quando iniciou o discurso. 

“Tudo o que consegui das Nações Unidas foi uma escada rolante que, na subida, parou bem no meio do caminho. Se a primeira-dama não estivesse em ótima forma, teria caído”, disse. 

Trump foi segundo a discursar após Lula fazer duras críticas

Trump foi o segundo a discursar na Assembleia, logo após o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que fez duras críticas ao governo norte-americano.

Mesmo assim, em sua fala, Trump elogiou Lula e disse que pretende se encontrar com ele na próxima semana. Ele teceu elogios ao chefe de Estado brasileiro chamando-o de “homem muito agradável”, com quem teve “uma química excelente” durante breve encontro. 

Leia mais

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por