Preservação do meio ambiente é tema de discussão no WMC

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
21/10/2016 às 10:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:19
 (Agência Argosfoto)

(Agência Argosfoto)

No 24ª edição do World Mining Congress (WMC 2016), um dos mais conceituados eventos de mineração do mundo, especialistas defenderam a importância do setor no controle do efeito estufa e na preservação do meio ambiente. Para Tom Butler, CEO do International Council on Mining and Metals, as empresas devem ser as primeiras a reduzir as emissões de carbono. 

"A mineração deve assumir a vanguarda na luta contra o aquecimento global. Precisamos de regras claras para o carbon pricing e incorporar o clima como variável de risco nos projetos de mineração”, discursou. Segundo Butler, as mineradoras devem batalhar para serem referência na questão ambiental. “O impacto no ambiente deve ser usado nas estimativas de portfólio. A Anglo já está fazendo isso”, lembrou. “O mercado financeiro vai exigir cada vez mais transparência das empresas", concluiu.
 
O diretor-geral da Fundação Amazônia Sustentável, Virgílio Viana, também argumentou sobre a importância do setor minerador na preservação do meio ambiente. “Mesmo em um cenário de uso de energia limpa, as pessoas vão usar minérios e nós devemos considerar que o planeta está no limite”, argumentou. 

Conforme ele, as mineradoras precisam ir além das exigências regulatórias para diminuir a poluição mundial. “As empresas de mineração devem ser as primeiras a se mover, a ser um motor na redução das emissões de carbono. É preciso ter uma abordagem mais sistêmica em relação ao impacto ambiental, levar em conta todo o cenário e não apenas o entorno da mina", afirmou. 

Ele também apontou a necessidade de estender as práticas sustentáveis para as pequenas mineradoras. “Precisamos de uma agenda para regular a atividade dessas empresas, que hoje estão fora de controle.

Após três dias de palestras, o WMC chega ao fim nesta sexta-feira (21). O evento, que pela primeira vez aconteceu no Brasil, reuniu no Rio de Janeiro os mais renomados especialistas mundiais da mineração.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por