(Washington Alves/Lightpress)
O Cruzeiro eliminou o Corinthians nas quartas de final da Copa do Brasil com o placar agregado de 5 x 4 (perdeu o jogo de ida por 2 a 1, e venceu a partida de volta por 4 a 2) e avançou de fase na competição. A classificação às semifinais colocará a Raposa diante de um rival que divide com o próprio clube celeste o status de grande vencedor do mata-mata: o Grêmio.
Detentores do maior número de títulos da Copa do Brasil, Cruzeiro (1993, 1996, 2000 e 2003) e o Tricolor Gaúcho (1989, 1994, 1997 e 2001) somam oito taças, cada um com quatro conquistas, e farão um duelo de gigantes na fase prévia à final. Além de serem recordistas de títulos, as duas equipes também se destacam pelo número de semifinais de Copa do Brasil no currículo. A equipe estrelada fará sua oitava semifinal desde 1989, quando a competição teve início. Já o Grêmio jogará pela 12ª vez essa fase da competição.
Das sete vezes anteriores em que esteve na semi, a Raposa chegou ao título em 1993, 1996, 2000 e 2003, e há 15 anos não conquista o título da Copa do Brasil. O Grêmio, antes da edição deste ano, havia chegado pela última vez na semifinal em 2013, ano em que foi eliminado pelo Atlético-PR, que depois acabou derrotado pelo Flamengo, campeão daquela edição. O Rubro-negro carioca é o segundo colocado na soma de jogos semifinais de Copa do Brasil: 11 vezes chegou nessa fase da competição.
Leia mais:
Pleno do STJD mantém punição e Mano Menezes ficará dois jogos sem comandar o Cruzeiro
Lesão na coxa tira Rafinha de combate e meia voltará a jogar somente na próxima temporada
Bruno Rodrigo marca o 17º gol pelo Cruzeiro e entra no top 3 de zagueiros artilheiros do clube
Há 20 anos Grêmio e Cruzeiro também estiveram juntos na semifinal da Copa do Brasil. Em 1996, ano do bicampeonato celeste na competição, no entanto, as duas equipes não duelaram entre si nessa fase. O Cruzeiro enfrentou o Flamengo e foi à final, enquanto os gremistas perderam para o Palmeiras, que terminou como o vice-campeão naquela ocasião.
Final entre mineiros e gaúchos
Duelos entre Grêmio e Cruzeiro na Copa do Brasil não são novidade. As duas equipes definiram a competição no ano de 1993, e a Raposa levou a melhor se sagrando campeã pela primeira vez. Em dois jogos,
o time celeste empatou por 0 a 0 no estádio Olímpico, em Porto Alegre, e venceu por 2 a 1 no Mineirão. Os gols do primeiro título estrelado foram marcados por Roberto Gaúcho e Cleison. Pingo fez o tento gremista.