Para as meninas e mulheres que sofrem com as dores das cólicas menstruais, mudar a dieta pode trazer algum alívio, sugere estudo apresentado na reunião anual da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, que está sendo realizada até este sábado (15) em Atlanta (EUA).
Como mostra o programa Today, da emissora americana NBC, pesquisas anteriores revelaram que certos alimentos, como café, carne vermelha e altamente processados pareciam aumentar a dor. Enquanto isso, frutas, legumes, grãos integrais e produtos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixes, pareciam diminuir as cólicas.
“Isso começou como uma busca por algo para remediar minha própria dor”, comentou a autora do estudo, Serah Sannoh, da Universidade Temple (EUA), citada pelo programa. “Eu sabia que não era a única com essa dor”.
A pesquisadora lembrou que até 90% das adolescentes têm dor menstrual. Segundo ela, universitárias costumam consumir muitos alimentos que podem piorar as cólicas menstruais. “Entre as jovens dessa idade, há alta ingestão de café e alimentos processados, que estão facilmente disponíveis no campus”, afirmou Serah.
No estudo recente, a cientista vasculhou a literatura médica em busca de pesquisas que explorassem o impacto da dieta na dor menstrual e acabou encontrando cinco que atendiam a esse critério.
Após a análise dos estudos, Serah Sannoh descobriu que certos alimentos estariam ligados ao aumento da inflamação no corpo e, consequentemente, à maior sensação de dor durante a menstruação. Curiosamente, alimentos ricos em ácidos graxos ômega-6, como as nozes, também causariam esse problema e, por isso, devem ser consumidos de forma moderada pelas mulheres, em equilíbrio com produtos ricos em ômega-3.
Lista de alimentos que podem aumentar a inflamação e a dor menstrual, segundo a cientista americana:
Alimentos que diminuiriam a inflamação e, consequentemente, as cólicas na menstruação, de acordo com Serah Sannoh:
Quando se trata de inflamação e períodos menstruais dolorosos, a pesquisa mostrou que a melhor dieta é vegana. “As pessoas que consumiram dietas baseadas em vegetais tiveram menos cólicas menstruais”, acrescentou a cientista, citada pelo Today.
Serah disse que ela mesma mudou a dieta pouco antes do período menstrual e, assim, obteve uma melhora, mas não eliminou completamente a dor. Segundo a pesquisadora, para que uma dieta sem componentes inflamatórios ajudassem a evitar quase totalmente as cólicas, seria preciso consumir os alimentos corretos o tempo todo.
Leia Mais: